quinta-feira, 29 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:27-28

1 Tessalonicenses 5:27-28 - Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.
PELO SENHOR. É como se o apóstolo estivesse dizendo: “em nome do Senhor”. Com isso ele deixa transparecer para os seus leitores de que o conteúdo desta carta não era conforme suas ideologias pessoas, mais sim, de conformidade com a inspiração dada pelo Espírito de Cristo, que é o Espírito de profecia (Apocalipse 19:10). Entende-se também que esta correspondência não estava sendo enviada somente em nome do apóstolo, como autoridade eclesiástica, mas da autoridade maior, O Senhor Jesus.

VOS CONJURO. Alguns comentaristas bíblicos defendem que o apóstolo até certo ponto faz uma ameaça aos líderes da igreja de Tessalônica sobre o dever deles lerem esta carta para toda comunidade cristã tomar conhecimento do seu conteúdo. Porem, esta colocação feita pelo escritor deve ser vista como um apelo oficial de uma autoridade diante dos seus auxiliares. Na realidade, o autor expressa o seu desejo de que esta carta chegue ao conhecimento de toda a igreja do Senhor Jesus.

QUE ESTA EPÍSTOLA SEJA LIDA. Neste tempo, não existia grandes templos dedicados aos cultos do cristianismo, como nos dias de hoje. As celebrações eram realizadas de casas em casa com as famílias, divididas por localidades. Já nas cidades, eram feitas estas reuniões em salões maiores, porem, sem a caracterização de igreja, porque não era permitido pelas autoridades romanas. Seja como for, o escritor recomenda que em todas as reuniões da igreja esta carta fosse lida diante de todos os irmãos.

A TODOS OS SANTOS IRMÃOS. Ninguém que fazia parte da igreja de Cristo na cidade de Tessalônica devia ficar sem o conhecimento desta carta do apóstolo Paulo. E há quem diga que o escritor se referia também a todos os cristãos de sua época. Os santos a que se refere o autor, dizem respeito aos irmãos vivos, e não aos mortos canonizados por uma autoridade eclesiástica. Quando o apóstolo se refere aos seus leitores como irmãos é porque todos os que creem em Cristo são filhos de Deus.

A GRAÇA. Esta palavra tem um significado todo especial dentro do arcabouço do evangelho de Cristo e quer dizer: favor não merecido. Efetivamente, a misericórdia de Deus sobre os que fazem parte da igreja de Cristo é o que gera perdão na vida dos que são gerados pela palavra de Deus. De fato, Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer seja salvo.

DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. A graça de Cristo para os seus servos é o resultado de sua obra de redenção, que com eficácia ele realizou em prol dos seus remidos. O evangelho diz que Cristo é “o Senhor” para glória de Deus Pai. O nome Jesus quer dizer: Salvador, bem como é o nome próprio do Filho de Deus. Já o sobrenome “Cristo” nos ensina sobre a missão bem sucedida realizada pelo Messias de Deus em prol de sua igreja.

SEJA CONVOSCO. AMÉM. O escritor e apóstolo Paulo termina essa sua belíssima epístola desejando que os efeitos da missão graciosa do Cristo de Deus seja com todos aqueles que faziam parte da igreja de Cristo em Tessalônica. No evangelho, Cristo é chamado de “o amém de Deus”, Portanto, esta carta foi aprovada por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...