sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiago 1:21

Tiago 1:21 - Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
POR ISSO, REJEITANDO. Por isso. O autor dar procedimento as suas exortações, de forma a clarear o entendimento dos seus leitores sobre como agir e como não agir, conforme a nova dispensação da graça. Quando o escritor usa o verbo rejeitando, ele propõe aos seus leitores uma opção firme no tocante a não aceitarem em hipótese alguma as más qualidades que ele passa a descrever. Para a maioria dos estudiosos desta carta de Tiago, o autor em alguns pontos do conteúdo de sua missiva, ele usa termos fortes, como se estivesse aplicando a legislação mosaica e não o evangelho da graça. Mas a verdade é que ele estava escrevendo para Judeus da dispersão, cristãos ou não, razão do porque de suas exortações mais fortes. Certamente ele desejava mostrar para os seguidores do judaísmo, que no cristianismo também tem doutrina.

TODA A IMUNDÍCIA E SUPERFLUIDADE DE MALÍCIA. Rejeitando a toda imundícia. Neste ponto, o escritor fala de imundícia para descrever todo tipo de impureza da carne e da mente. A alma e o caráter do ser humano ficam manchados pelas práticas sucessivas das paixões infames das concupiscências da carne. Desde o inicio da convivência do homem na terra que sua índole tem a tendência natural em buscar as coisas mais promíscuas desta vida, porque sua natureza tem o germe do pecado e o vírus da rebelião. Suas ações na maioria das vezes em ternos de desejos carnais são direcionadas pela malícia dos seus pensamentos. O conselho do autor é de que se faz necessário rejeitar tal imundícia humana e a superfluidade da malícia carnal.

RECEBEI COM MANSIDÃO. Agora, o escritor mostra uma saída e o que deve substituir a imundícia e a malícia. Pelo Espírito de Deus, o autor tenta focalizar uma luz no meio das trevas densas da carnalidade humana. Os Judeus haviam rejeitado a Cristo o salvador e agora não tinha como desfazer o que havia sido feito. Mas, nem tudo estava perdido, por isso ele revela o que há de disponível, que é eles receberem com mansidão, a proposta de uma nova aliança pelo evangelho da verdade de Cristo. Israel enfurecido, por não aceitar Jesus de Nazaré como o Messias, agiu com ira e com ódio, mas neste momento, o mais correto a fazer era receber com mansidão a palavra.

A PALAVRA EM VÓS ENXERTADA. Os profetas messiânicos deixaram suas mensagens sobre a vinda do Messias de Deus. João batista, o precursor também pregou sobre a chegada do Emanuel, Deus conosco. Jesus exerceu plenamente seu ministério de sinais e pregação entre o seu povo. E os ministros do evangelho continuavam exortando em como seguir as pisadas do Mestre. Ninguém tinha desculpa de não ter ouvido o evangelho da graça de Cristo, porque as boas novas haviam se espalhado rapidamente em todas as direções. Como semente, a palavra estava enxertada nos corações.

A QUAL PODE SALVAR AS VOSSAS ALMAS. O evangelho de Cristo é a bússola que guia o ser humano aos braços de Cristo, a salvação e a vida eterna. A legislação mosaica e a antiga dispensação cumpriram o seu papel na vida do povo Judeu. Com a vinda do Messias, Jesus de Nazaré, Deus pôs em prática um novo programa de relacionamento com a humanidade, mostrando por meio do evangelho da graça, como viver dignamente para o seu reino e as coisas que são de cima. Este é o cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...