sexta-feira, 2 de julho de 2021

Atos 20:7-8

Atos 20:7-8 - E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.
E NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA. Como naquela época o cristianismo não era reconhecido como religião pelo império político de Roma, a igreja em determinados lugares não tinha como celebrar os cultos todos os dias da semana. De forma que, normalmente os cultos eram celebrados no primeiro dia da semana, que no nosso calendário seria o domingo. Desde os começos do cristianismo que o primeiro dia da semana era especial para os cristãos, porque foi o dia da ressurreição do Senhor Jesus. AJUNTANDO-SE OS DISCÍPULOS. As reuniões da igreja de Cristo, como comunidade cristã, em muitos dos casos eram feitas nas casas dos líderes do cristianismo primitivo. Discípulo era o nome mais comum para descrever todo àquele que se convertia dos seus maus caminhos e passava a viver conforme o evangelho da graça de Deus. Discípulo de Cristo é todo aquele que segue os ensinamentos de Cristo, o Mestre. PARA PARTIR O PÃO. De acordo com o tradicional judaísmo, os judeus celebravam a Páscoa, como uma das principais festas judaicas. Mas, como Cristo veio justamente para estabelecer uma nova aliança da graça de Deus, Ele substituiu a Páscoa pela Santa Ceia do Senhor. Por isso que, o cristianismo verdadeiro celebra a Santa Ceia e não a Páscoa, que continua sendo uma festa religiosa exclusivamente do povo judeu. PAULO, QUE HAVIA DE PARTIR NO DIA SEGUINTE. O destino do apóstolo Paulo era justamente retornar mais uma vez a cidade de Jerusalém, porque as coisas tinham que acontecerem conforme o já previsto. Portanto, o apóstolo dos gentios, consciente de sua missão, que já caminhava para seu término, em alguns anos, queria de verdade deixar seus ensinos aos seus filhos na fé, além da celebração da Santa Ceia do Senhor. FALAVA COM ELES. Não temos como saber o teor da pregação de Paulo, mas podemos conjectura que ele falava a respeito de assuntos relacionados à própria Ceia do Senhor, com os elementos que encontramos em 1 Coríntios 11:2-32. Mas também podemos pensar que Paulo fazia suas últimas instruções aos seus filhos na fé aplicando, como sempre fazia, o devido discipulado cristão, e as doutrinas cristãs. E PROLONGOU A PRÁTICA ATÉ MEIA NOITE. Não temos como descobrir a que horas tenha começado o culto de celebração da Santa Ceia do Senhor, porem, podemos prever que deve ter começado após as seis horas da tarde. Como se pode ver, o apóstolo dos gentios era um grande pregador da palavra de Deus, que não lhe faltava mensagem na transmissão da poderosa e edificando palavra de vida e salvação. E HAVIA MUITAS LUZES NO CENÁCULO ONDE ESTAVAM JUNTOS. Geralmente havia nas cidades antigas lugares para celebração de reuniões que ficavam na parte mais alta das grandes residências, que neste caso era o terceiro andar. Neste caso, como a celebração da Santa Ceia era uma reunião com todos que faziam parte da comunidade cristã, é provável que Paulo tenha alugado este cenáculo. A questão da abundância de luzes, o culto cristão seguia, neste particular os elementos do tradicional judaísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...