quinta-feira, 7 de setembro de 2017

2 Coríntio 6:2

2 Coríntio 6:2 - (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável. E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).
PORQUE DIZ: OUVI-TE. O autor se refere ao que está escrito em (Isaías 49:8), em que o profeta faz suas queixas por não ter sido ouvido, naquilo que proclamava aos seus ouvintes. Certamente com Paulo não era diferente, quanto ao que ele diz no texto anterior, apontando para o fato de que, se os seus leitores não voltassem a ser como de princípio, quando ouviram ao evangelho, poderia ter corrido em vão, ou seja, todo o seu trabalho poderia se transformar em nada, se permanecessem como agora.

EM TEMPO ACEITÁVEL. No caso do profeta, Deus estava levando sua mensagem para que o seu povo se voltassem ao o seu concerto, era uma oportunidade de se converterem dos seus maus caminho. No que diz respeito ao tempo da nova dispensação, o escritor fala de uma nova chance que Deus estava proporcionando, por meio da vinda do Messias, que implantou a nova dispensação da graça de Deus.

E SOCORRI-TE. Deus havia feito tudo pelo seu povo Israel, inclusive deu aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó a maior de todas as oportunidades, quando enviou o seu Messias prometido. Percebe-se que o Emanuel veio para o que era seu, e os seus não o receberam. A vinda do Messias de Deus foi uma oportunidade de ouro que os judeus tiveram para se reconciliarem com Deus, porem, não quiseram.

NO DIA DA SALVAÇÃO. No caso do tempo em que Isaías profetizou tal mensagem, a salvação era termo de livramento do perigo, da morte e das consequências da desobediência. Já em se tratando da nova aliança da graça de Deus, salvação tem um sentido de vida eterna e participação na eternidade de uma modalidade de vida feliz, em plena paz e bem-estar. Cristo veio justamente implantar este dia da salvação, que de princípio foi oferecido aos judeus, mas depois, aos gentios e por fim a todos.

EIS AQUI AGORA. O apóstolo dos gentios fala da dispensação da graça de Deus, por meio de Cristo Jesus, o Salvador. Desde a vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo, que a porta da salvação estava aberta para todos os que aceitassem Jesus de Nazaré como Senhor e Salvador. Para isso foi que Deus enviou seu Filho ao mundo, é tanto que o nome próprio do Messias de Deus era Jesus, ou seja, o salvador do seu povo.

O TEMPO ACEITÁVEL. Antes da vinda do Emanuel de Deus, a situação era precária para toda a humanidade, porque era um momento de decisão para o Criador de todas as coisas, onde por um lado ele com justiça tomava vingança da humanidade destruindo tudo, ou por outro lado, tomaria a atitude benevolente de salvar sua criação, o que terminou acontecendo com a vinda bendita do Príncipe da paz, Jesus.

EIS AQUI AGORA, O DIA DA SALVAÇÃO. Desde a queda da raça humana, ainda no jardim do Éden, nunca jamais, se teve um tempo tão favorável para a reconciliação dos filhos dos homens com o Deus Criador. A aliança de Moisés não resolveu o problema da alienação humana, razão porque Deus em Cristo implantou a nova dispensação, em que o homem entra com sua fé e um genuíno arrependimento e é regenerado a condição de imagem e semelhança do seu Criador, por meio do novo nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...