segunda-feira, 18 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:6

2 Coríntios 7:6 - Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito.
MAS. No começo desta carta, o autor desabafa e diz que não tinha condições de chegar até a igreja de Corinto, porque se naquele momento estivesse presente, como se diz aqui em nossa região, ia chutar o pau da barraca, falar todas as verdades, corrigir as injustiças que estavam sendo praticada contra ele, punir os injustos, praticando justiça com as próprias mãos, alegoricamente falando. No entanto, aplacada a ira e o senso de justiça, agora, era só motivo de alegria, gozo paz e comunhão com todos.

DEUS. A primeira carta, que o apóstolo enviou aos seguidores de Cristo em Corinto, foi com a tentativa de apaziguar as controvérsias a seu respeito naquela igreja, e com a chegada de Tito, o apóstolo percebeu que a situação havia sido contornada. Porque Deus cuidou em agir para o bem daquela igreja e para consolação do fundador daquela comunidade cristã. Deus é justo, e na tranquilidade ele repara as injustiças.

QUE CONSOLA. 2 Coríntios 1:3-4 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação. Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. O Senhor Deus de toda a consolação, remove os motivos de nossa tristeza.

OS ABATIDOS. Se têm uma coisa que deixa um homem abatido e sem forças para lutar é quando ele está sendo injustiçado. Paulo fez o que pode, e além de suas forças para que a igreja em Corinto existisse. Mas, depois daquela igreja fundada, chegaram outros que já acharam a obra feita, porem, queriam ter domínio sobre a igreja, e para isso, buscavam denegrir a imagem de Paulo. E isso, provocou tristeza no apóstolo dos gentios. Mas, Paulo entregou esta causa nas mãos de Deus, e o Senhor resolveu.

NOS CONSOLOU. Aprendemos com esse exemplo de Paulo, que ele não era vingativo, mas entregava suas causas nas mãos de Deus, ele que sabe como resolver, da melhor forma possível. Revidar a altura, não resolve questão envolvendo servos de Cristo, quando estivermos sendo injustiçados, deixemos Deus resolver, porque quando Deus resolve, ninguém sai prejudicado, mas o resultado é só alegria, paz e reconciliação.

COM A VINDA. Tito era um companheiro do ministério de Paulo e fiel ministro do Senhor Jesus, ele que foi enviado por Paulo à cidade de Corinto, levando sua carta, e com a responsabilidade de tentar contornar a situação de divisão naquela igreja. Agora, já de volta, vindo da cidade de Corinto, Tito trazia consigo bons resultados da carta enviada por Paulo, porque as questões triviais naquela igreja estavam resolvidas.

DE TITO. Paulo era um missionário desbravador de novos campos missionários e como ele não parava muito tempo em um só lugar, a fim de que mais pessoas conhecessem a Cristo, por meio do evangelho. Então, Tito era um dos companheiros de ministério de Paulo, que dava assistência às igrejas por Paulo fundadas. Os comentaristas defendem que a presença de Tito em Corinto foi fundamental, e afirmam que Tito trabalhou fortemente para contornar a situação daquela igreja, em favor de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...