domingo, 3 de setembro de 2017

2 Coríntios 5:16

2 Coríntios 5:16 - Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.
ASSIM QUE, DAQUI POR DIANTE. Como estamos distante da época em que o Novo Testamento foi escrito e vivemos em um contexto totalmente diferente do ambiente para o qual foi escrita esta carta, é que achamos que determinados texto são difíceis de compreender. Todavia, para o escritor e também para seus leitores, tudo era tão claro quanto a mais nítida luz. Neste caso, o autor aponta para tomada de atitudes, a partir de então, forçado é claro pelas circunstâncias, que ocorriam naquela igreja.

A NINGUÉM CONHECEMOS. O fato é que, Paulo juntamente com seus cooperadores do ministério muito se esforçaram para levar as boas novas de Cristo naquela cidade, quando ainda o povo de Corinto nem conheciam a Cristo. Mas agora, que havia uma igreja grande e bem estruturada naquela cidade, chegaram os penetras para só colherem os frutos, sem, no entanto, terem se envolvido nos trabalhos da fundação.

SEGUNDO A CARNE. Certamente, o apóstolo dos gentios estava reprimindo os grupos ligados a Simão que vieram de Jerusalém, e que se vangloriavam de pertencerem à igreja mãe ou matriz de Israel. Ou ainda, o grupo de Apolo, ele que também era judeu e conhecedor profundo das literaturas religiosas do judaísmo. Para Paulo, nada disso tinha importância, pois a igreja vivia uma nova realidade, por meio da graça de Cristo.

E, AINDA QUE TAMBÉM TENHAMOS CONHECIDO. Com a vinda de Cristo, a igreja primitiva se organizava em termos de ministério, logo no seu início, com os apóstolos e discípulos que conviveram com Cristo. De forma que, aqueles que viveram diretamente com Cristo, se ufanavam de terem servido diretamente ao Mestre. Com isso, atacavam a Paulo e ao seu ministério, o acusando de não ter convivido com Cristo. Assim sendo, é que o autor neste texto, se defende com suas argumentações.

A CRISTO SEGUNDO A CARNE. O escritor até reconhece que não tinha convivido pessoalmente com o Senhor Jesus quando ele esteve exercendo seu ministério na terra, mas nem por isso, o desqualificava para exercer o seu ministério independente e ser o grande apóstolo dos gentios. No pensamento do apóstolo Paulo, o mais importante, neste caso, era fazer a obra de Cristo e expandir seu evangelho no mundo.

CONTUDO, AGORA, JÁ NÃO O CONHECEMOS. Tudo bem que os apóstolos originais tinham convivido com Cristo, e alguns foram até testemunhas da sua ressurreição, qualificações para serem apóstolos de Cristo. No entanto, o escritor também teve um encontro pessoal com Cristo, quando de caminho para Damasco, e deste modo, foi o próprio Cristo quem o chamou e capacitou para exercer seu ministério apostólico.

DESTE MODO. Depois da ressurreição de Cristo, em que ele subiu aos mais altos céus para se assentar a destra da majestade celestial, era deste modo que a realidade se apresentava. Cristo já não estava mais, como homem sobre a terra, porque ele foi exaltado soberanamente por Deus, que o colocou como cabeça de sua igreja. E Paulo conheceu a Cristo já desta forma, com ele sendo o Senhor da ressurreição e da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...