quarta-feira, 20 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:11

2 Coríntios 7:11 - Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio.
PORQUE, QUANTO CUIDADO. O apóstolo percebe, com a chegada de Tito, trazendo as boas novas daquela igreja, que um verdadeiro arrependimento por parte dos seus filhos na fé, já havia produzido grande mudanças positivas em seu favor. E a igreja de Corinto reconhece que os oponentes de Paulo estavam errados, e que o apóstolo era de fato um verdadeiro servo de Cristo. Tanto a carta de Paulo, quanto a presença de Tito despertou naquela igreja o cuidado em zelar pelo bom testemunho de Paulo.

NÃO PRODUZIU ISTO MESMO EM VÓS QUE. Percebe-se que os oponentes de Paulo naquela igreja estavam criando um ambiente desfavorável no tocante à comunhão e amizade do fundador daquela igreja e os seus filhos na fé. Se Paulo não amasse aquela igreja teria abandonado aquela obra, e os prejuízos seriam maiores, porque este mal poderia se espalhar pelas outras igrejas. Isso tinha que ser resolvido urgentemente.

SEGUNDO DEUS, FOSTES CONTRISTADOS! Primeiro, o escritor passa a informação para seus leitores que sua carta, mesmo lhes repreendendo, teria sido segundo a vontade de Deus, e com isso ele confirma que, seus escritos foram segundo a revelação de Deus. Depois que, foi da vontade de Deus que veio-lhes tal tristeza, porque o Senhor permitiu, para que no final das contas pudessem mudar para melhor.

QUE APOLOGIA, QUE INDIGNAÇÃO. A palavra apologia fala a respeito da defesa que os seguidores de Cristo passaram a fazer em favor de Paulo diante dos seus oponentes, eles saíram em defesa do apóstolo dos gentios. Esclarecidos os fatos e vindo à tona a verdade, os filhos na fé do apóstolo Paulo ficaram indignados com todos aqueles que estavam dentando denegrir a imagem do apóstolo e o seu ministério.

QUE TEMOR, QUE SAUDADE. Este temor pode ser visto como respeito pela pessoa do apóstolo dos gentios, bem como o carinho que foi despertado pelo apóstolo, quando descobriram que estavam sendo injustos com ele. Já a saudade fala sobre o desejo ardente que passaram a ter do fundador daquela igreja, certamente desejando que o mais breve possível, Paulo pudesse estar presente entre eles para matar a saudade.

QUE ZELO, QUE VINGANÇA. Este zelo fala de ação por parte dos leitores desta carta, no sentido de tomarem as atitudes certas em desfazerem o mal entendido que estava ocorrendo naquela igreja, contra o apóstolo Paulo. Reconhecendo os seus próprios erros, os filhos na fé de Paulo procuraram punir os ofensores, que vinham perturbando aquela comunidade Cristã, certamente disciplinando os oponentes de Paulo.

EM TUDO MOSTRASTES ESTAR PUROS NESTE NEGÓCIO. O apóstolo usa de sabedoria, ao procurar aliviar qualquer sentimento de culpa por parte dos seus leitores. Reconhecendo de certo que, o problema estava naqueles perturbadores, que com astucia estavam conseguindo enganar a todos. Com isso aprendemos que, a igreja pode por pouco tempo ser influenciada negativamente, por determinados elementos que se desviam da verdade, e que passam a ensinarem heresias no meio da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...