domingo, 17 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:5

2 Coríntios 7:5 - Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro.
PORQUE, MESMO QUANDO CHEGAMOS. Este texto a nossa frente é um dos fortes indicativos de que seja provável que o autor tenha escrito esta sua carta aos Coríntios da Macedônia, o que alguns comentaristas discordam em parte, por defenderem que esta carta em sua totalidade é composta de algumas partes, em que a maioria do seu conteúdo foi escrita da Macedônia, enquanto outras partes tenham sido escrita de Éfeso. Sem fixar nos detalhes, este texto é esclarecedor por demais.

A MACEDÔNIA. Em algumas porções dos seus escritos, o apóstolo Paulo se refere a cidades, em outras, portanto, ele se referia a regiões maiores, como no caso da Macedônia. A cidade de Filipos era como que um distrito menor da grande região chamada de Macedônia. Houve uma época em que a Macedônia era dividida em mais de cento e cinquenta cidades, mas já no tempo do império romano era dividida em quatro confederações, ou reino, por dinastias. Certamente Paulo estava em Filipos.
A NOSSA CARNE. O apóstolo dos gentios era um missionário transcultural que viajava não somente de país a país, mas a sua missão era continental, evangelizando a Europa, Ásia e outras partes também. Desta forma, ele era muito ocupado, e chegando aquela região da Macedônia, que não era uma região pequena, não faltaram trabalhos para que ele fizesse suas campanhas evangelísticas, pregando o evangelho de Cristo.

NÃO TEVE REPOUSO ALGUM. O escritor, antes de se converter ao cristianismo provocou muitos prejuízos à igreja de Cristo, com seu fanatismo religioso em defesa do judaísmo. Mas depois de receber a Cristo, como Senhor e Salvador, agora, não descansava, mas dia e noite trabalhava pelo reino de Cristo, tentando, superar a se mesmo, em contribuir para que o reino de Cristo e a sua igreja se espalhasse rápido.

ANTES EM TUDO, FOMOS ATRIBULADOS. Os judaizantes andavam perseguindo a Paulo de cidade em cidade, por onde ele fazia suas campanhas missionárias e de evangelização. Além de que, em todas as cidades aonde Paulo chegava para pregar o evangelho de Cristo, já existiam as seitas heréticas do paganismo, em que seus líderes tudo faziam para impedir do apóstolo dos gentios ganhar vidas para Cristo.

POR FORA COMBATES. Assim sendo, não cessavam as batalhas contra o missionário Paulo, porque o diabo com os seus demônios sempre armavam ciladas, usando os opositores do apóstolo para tirar-lhe a vida, e com isso, impedirem o avanço do evangelho no mundo gentílico. O império romano, por meio de suas autoridades locais buscava ocasião de prender a Paulo, leva-lo a Roma e o executar como transgressor.

TEMORES POR DENTRO. O apóstolo não fala de “medo”, porque isso ele não tinha, quando ele fala sobre temor, ele se refere as suas preocupações e cuidados para não vacilar, tanto quando as leis judaicas, quanto as religiões pagãs, e acima de tudo, no tocante as leis romanas. Além dos cuidados que ele tinha com os falsos irmãos, como no caso da igreja de Corinto, que estava dividida pelo racha e pelo partidarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...