quarta-feira, 20 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:13

2 Coríntios 7:13 - Por isso fomos consolados pela vossa consolação, e muito mais nos alegramos pela alegria de Tito, porque o seu espírito foi recreado por vós todos.
POR ISSO FOMOS CONSOLADOS. Olhando para o texto anterior, o motivo de o apóstolo se sentir consolado seria o fato de que os seus filhos na fé demostraram um cuidado e zelo muito grande por ele, reconhecendo sua autoridade apostólica. E olhando para este mesmo texto, ora a que estamos comentando, percebe-se que o autor tem um contentamento muito robusto, pelo fato de que o testemunho de Tito, sobre o bem estar da igreja em Corinto, fez muito bem ao apóstolo dos gentios.

PELA VOSSA CONSOLAÇÃO. Essa é a demonstração afetiva de um verdadeiro pai na fé, de um amigo e companheiro, que se sente feliz, por ver que a igreja de Cristo, que foi fundada por ele, estava bem, depois de atravessar uma tempestade. Mesmo estando ausente, por conta de suas muitas atividades nos campos missionários, mas o fundador daquela comunidade cristã se preocupava com o desenvolvimento local.

E MUITO MAIS NOS ALEGRAMOS. Paulo ao tomar conhecimento das dificuldades que a igreja de Cristo em Corinto estava enfrentando, cuidou em mandar que Tito, seu companheiro de ministério, fosse resolver as broncas naquele lugar, levando consigo suas recomendações. E certamente, o escritor ficou na expectativa do resultado. De volta, Tito trazia consigo boas notícias, o que alegrou muito ao apóstolo Paulo.

PELA ALEGRIA. Há quem diga que, a reversão do problema se deu, não pelas recomendações que Paulo tinha mandado por meio de sua carta, mas sim, pelo bom trabalho de reconciliação que Tito pode efetuar, entre a igreja de Corinto e o apóstolo dos gentios. Com isso, o amigo de ministério de Paulo, Tito, voltava radiante, com o peito estufando de contentamento, por ter sido útil naquele negócio. É bem provável que Tito comemorava o sucesso de sua missão bem sucedida na igreja de Corinto.

DE TITO. O escritor nos ensina que, os companheiros de ministério e amigos são importantes para o desenvolvimento da obra de Deus. No começo desta epístola, o apóstolo nos faz saber que, não tinha como chegar, naquele momento pessoalmente a igreja de Corinto, porque ele estava muito aborrecido com todos, e se fosse até lá, teria que dizer verdades, que agravaria ainda mais, daí a importância de Tito em ir lá.

PORQUE O SEU ESPÍRITO. O contentamento que contagiou a Tito não era algo que podia ver apenas em sua face, nem era coisa da carne, mas era algo mais profundo, que tomou conta do seu mais íntimo, o seu espírito. O amigo de Paulo se dava por satisfeito em poder ajudar a igreja de Cristo em Corinto, bem como poder ser útil ao seu companheiro Paulo. Tito agradecia a Deus por ver que valeu a pena sua missão.

FOI RECREADO POR TODOS VÓS. Pela gravidade dos problemas que estavam afetando aquela igreja, é provável que Tito tenha chegado naquele lugar, meio que desanimado. Porem, sua chegada foi vista com bons olhos por todos os seguidores de Cristo naquela igreja. Em vez de irem para o confronto, os servos de Deus naquela igreja mostraram disposição em darem a destra de comunhão a Tito, porque o receberam como se fosse o próprio apostolo Paulo, por quem eles tinham muito amor e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...