segunda-feira, 25 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:8

2 Coríntios 8:8 - Não digo isto como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade de vosso amor.
NÃO DIGO ISTO. A exposição feita em detalhes pelo escritor sobre a prontidão dos servos de Cristo que estavam na Macedônia, seria uma amostra do quanto este serviço social feito por Paulo e seus amigos de ministério era importante, no sentido de impulsionar as demais igrejas a se comprometerem a fazer este mesmo trabalho. Os exemplos de generosidade dados por algumas pessoas podem ser seguidos por aqueles que tomam conhecimento, e assim, o homens passam a ser mais humanos.

COMO QUEM MANDA. Este serviço social feito por Paulo nasceu no coração de Deus, passou para a alma do apóstolo dos gentios, chegou ao espírito dos seus filhos na fé em toda a Macedônia, e outras igrejas por ele fundadas, e fazia parte dos ensinos de Cristo. Foi solicitado pelos apóstolos de Jerusalém, que assim Paulo procedesse, o que passou a ser uma boa tradição do cristianismo, em seus começos e na sua história.

MAS PARA PROVAR. O apóstolo dos gentios estava enviando e designando Tito a incentivar os cristãos de Corinto, a que se dessem as mãos, no sentido de realizarem a coleta de alimentos, a fim de serem distribuídos para as igrejas que estavam passando por dificuldades financeiras. Mas também, fica explícito que o escritor estava como que provando, se os seus filhos na fé, correspondiam ao seu chamado e apelo.

PELA DILIGÊNCIA. O autor fala da prontidão dos cristãos da Macedônia em executarem com tamanha disposição este serviço de ação social em benefício dos carentes das igrejas. Mesmo enfrentando, eles mesmos, muita pobreza, porque toda aquela região vinha sendo bastante explorada pelo império romano, em termos de carga tributária, no entanto, mesmo assim, os irmãos tiravam de onde tinha muito pouco, para contribuir com este trabalho que Paulo realizava em prol dos carentes.

DOS OUTROS. Estes outros a quem se refere o escritor dizem respeito a todos os que faziam parte das igrejas fundadas por Paulo em toda a região da Macedônia, que deram as mãos de forma voluntária, mas com muita dedicação as doações que eram feitas para suprir as necessidades dos cristãos perseguidos. E podemos acrescentar que não somente as igrejas da Macedônia, mas outras tantas abraçaram esta causa.

A SINCERIDADE. Quando o apóstolo Paulo esteve presente em Corinto, para fundar a comunidade cristã naquele lugar percebeu que aquela gente era muito amorosa, que deram toda a atenção as pregações feitas por Paulo, se empenharam em realizar juntamente com o apóstolo suas campanhas evangelísticas, se prontificaram em aprender o que Paulo e seus amigos de ministério lhes ensinavam sobre o discipulado.

DO VOSSO AMOR. Mas agora, o apóstolo dos gentios pedia uma prova da sinceridade do amor que eles demonstravam com todas as palavras. Para Paulo, chegou a hora de por em prática o que eles declaravam a respeito do próprio Paulo, bem como do amor fraternal que diziam ter para com o seu próximo. Amar de palavras é muito fácil, mas o escritor pede na prática uma prova do amor declarado por todos os seus filhos na fé em Corinto, como cumprimento do amor fraternal, segundo mandamento de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...