segunda-feira, 18 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:8

2 Coríntios 7:8 - Porquanto, ainda que vos contristei com a minha carta, não me arrependo, embora já me tivesse arrependido por ver que aquela carta vos contristou, ainda que por pouco tempo.
PORTANTO, AINDA QUE VOS CONTRISTEI. O autor reconhece que provocou dor nos seus leitores, mas que a sua intenção foi a melhor possível. Quando uma criança está doente, às vezes tem que ser furada para tomar uma vacina dolorosa, os pais ficam tristes, por ver seu filho pequeno chorando por sentir uma grande dor, mas mesmo assim toda esta atitude, porque deseja ver seu filhinho curado. Paulo era o pai na fé dos seus leitores, porque foi ele quem os conquistou para Cristo e para seu reino.

COM A MINHA CARTA. Há algumas conjecturas dos comentaristas sobre a que carta se refere o apóstolo. Alguns falam sobre uma carta enviada por Paulo aos coríntios, mas que foi perdida. Outros falam sobre 1 Coríntios, como sendo tal carta enviada por Paulo. E por fim, tem os que defendem que o apóstolo se refere à porção mais dura desta presente carta, a partir do décimo capítulo, que havia sido enviada primeiro.

NÃO ME ARREPENDO. Neste caso, arrepender-se seria voltar atrás no que havia feito, por achar que havia agido de maneira errada. O autor já era maduro e experiente o suficiente para saber o que estava fazendo. Quando ele enviou a tal carta, sabia no mais íntimo do seu ser que, estava dando um remédio amargo aos seus filhos na fé, mas que teria como resultado positivo, curar suas mazelas e defeitos.

EMBORA JÁ ME TIVESSE ARREPENDIDO. Não que o escritor estivesse desfazendo o que houvera dito no tópico acima, o que ele desejava esboçar era de que, depois de ter enviado a tal carta, ficou pensativo se tinha agido correto ou não. Até que agora, estava vendo que agiu corretamente, e que o medicamento amargo serviu para sanar os problemas de doenças espirituais que estavam afetando seus filhos na fé.

POR VER QUE AQUELA CARTA. Certamente o conteúdo de tal carta continha severas advertências contra os leitores de Paulo, ao ponto de causar preocupação no apóstolo dos gentios. O escritor não se preocupava somente em fundar as igrejas no mundo gentílico, mais ele se empenhava em cuidar destas comunidades cristãs, com o discipulado dos novos convertidos, e por suas cartas e pelos seus amigos de ministério.

VOS CONTRISTOU. O evangelho diz que, tem tristeza que é para morte, e tem certas tristezas que são positivas e que gera a vida. A tristeza que gera a morte é a tristeza do pecado deliberado, com suas consequências terríveis, que os pecadores incrédulos têm que experimentarem. Mas a tristeza que gera vida é aquela contrição que produz arrependimento, e com isso, provoca mudança positiva de atitudes e de vida.

AINDA QUE POR POUCO TEMPO. Neste ponto, o escritor pode está se referindo a entrega e leitura de tal carta da parte de Paulo, que ao ser lida, provocou enorme abatimento de espírito nos seus leitores. Mas que a presença de Tito, com suas explicações e seu jeito conciliador foi contornando a situação e, por fim, teve resultados positivos. Ou pode-se conjecturar que de princípio, os coríntios ficaram tristes com a chegada da carta, mas que depois reconheceram que Paulo tinha razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...