sexta-feira, 22 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:2

2 Coríntios 8:2 - porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.
PORQUE, NO MEIO. O autor está de fato falando aos seus filhos na fé em Corinto, a respeito da coleta social feita nas igrejas da Macedônia para suprir as necessidades das igrejas mais pobres em Israel, e mais especificamente na Judeia. Não há dúvida que, o apóstolo dos gentios desejava incentivar os seguidores de Cristo naquela cidade a seguir o mesmo exemplo dos macedônios. Neste momento, Israel passava por muitas dificuldades econômicas, porque era sujeito ao império romano, que o explorava.

DE MUITAS TRIBULAÇÕES. Toda a região da Macedônia se encontrava sob o domínio do império romano, que por sua vez, taxava com uma carga tributária terrível as demais nações e povos que ficavam sob seu domínio. Os historiadores contam que as principais atividades econômicas de toda aquela região foram afetadas, pelo julgo pesado de Roma, que escravizava por meio dos impostos às suas províncias.

MANIFESTARAM ABUNDÂNCIA. O escritor faz elogios rasgados às igrejas da Macedônia, pelos seus atos de generosidade, em de forma deliberada e voluntária contribuírem financeiramente com as igrejas da Judeia. Este era um trabalho social que o apóstolo Paulo fazia, por meio de campanhas de arrecadação de alimentos para serem doados as igrejas que estavam enfrentando dificuldades e muita pobreza.

DE ALEGRIA. Contam-nos os comentaristas bíblicos que, os seguidores de Cristo da Macedônia, ao tomarem conhecimento deste belíssimo trabalho que Paulo realizava de ação social em favor dos pobres e necessitados, eles mesmos tomaram a iniciativa de liberalidade em contribuir com alegria, para que aqueles irmãos que estivessem passando fome e necessidade tivessem suas carências supridas, e isso foi muito lindo.

E A PROFUNDA POBREZA DELES. Antes de se tornar província de Roma esta região era muito rica com a exploração de vários minérios preciosos, tais como o ouro, a prata, o cobre e o ferro, além das atividades comerciais do sal e de madeira que eram abundantes naquela região. Depois do domínio de Roma, por conta das altas cargas tributárias, todas as cidades entraram em colapso econômico e muita pobreza.

SUPERABUNDOU EM GRANDE RIQUEZA. O que Paulo repassa para seus leitores é que os remidos de Cristo em toda a região da Macedônia, mesmo enfrentando momentos de profunda pobreza, porem, a generosidade deles era tamanha, ao ponto de contribuírem com o social da igreja, além da conta. Chega-nos ao conhecimento, por meio das tradições cristãs, que este trabalho feito por Paulo foi muito importante.

DA SUA GENEROSIDADE. Generosidade é a palavra chave para este trabalho de grande valia feito por Paulo e os seus companheiros de ministério, em favor dos carentes da igreja, nos começos do cristianismo. Tal generosidade por parte dos irmãos da igreja primitiva se traduz pelo amor fraternal na prática, ensinado pelo Senhor Jesus. Os macedônios abriram suas mãos para contribuir com os carentes. Este tipo de ação social na igreja, nos dias de hoje, foi praticamente abolida de uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...