domingo, 17 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:4

2 Coríntios 7:4 - Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.
GRANDE É A OUSADIA. Diante das boas notícias que o apóstolo havia recebido, por meio de Tito da igreja de Cristo na cidade de Corinto, o autor estava aliviado da tensão e dos cuidados com aquela comunidade cristã. Antes, suas preocupações com o estado espiritual daquela igreja, e de sua situação caótica, havia travado a boa comunicação com aquele povo, ao ponto de Paulo evitar ter que viajar para Corinto e pessoalmente tentar contornar a situação que era difícil para aquela igreja.

DA MINHA FALA. Quando o escritor se refere a sua fala, é porque, certamente, ele estava se utilizando de um amanuense, neste momento, em que ele falava e o seu ajudante escrevia aquilo que o apóstolo ia pronunciando. Ou quem sabe, o autor já pensa fortemente em viajar até a cidade de Corinto, para então, com suas próprias palavras pregar para seus filhos na fé, porque o ambiente agora era favorável?

PARA CONVOSCO. Na realidade, da parte de Paulo, nunca houve estremecimento para com aquela igreja, os seguidores de Cristo naquela cidade quem escutaram as opiniões contrárias, inventadas pelos opositores de Paulo naquele lugar, e por conta disto é que estavam como quem não reconhecendo o valor do apóstolo, na conquista de todos eles para o reino de Cristo. Mas agora, tudo estava esclarecido.

E GRANDE A MINHA JACTÂNCIA PARA CONVOSCO. A palavra jactância nos ensina sobre a franqueza do escritor para com os seus leitores, o que em tese nos fala sobre a sua sinceridade em dilatar seu coração para os seus filhos na fé. Sendo derribada a parede do desconforto, entre o apóstolo e seus filhos na fé em Corinto, agora, o apóstolo se sente a vontade para abrir seu coração mais ainda, a fim de relatar o que se passava no mais íntimo de seu ser, em sua alma, em seu espírito, no mais profundo.

ESTOU CHEIO DE CONSOLAÇÃO. Nos começos desta carta, o escritor demostra mais tristeza e angustia pelas notícias péssimas que ele tinha tomado conhecimento sobre a situação espiritual em que se encontrava a igreja em Corinto. Mas, com a chegada de Tito, trazendo boas novas daquela comunidade cristã, agora, não mais restava tristeza nem amargura, quanto a estes problemas com aquela comunidade cristã.

TRANSBORDO DE GOZO. O apóstolo dos gentios expressa não somente uma alegria que poderia ser passageira, mas ele fala a respeito de algo que vai além do seu estado emocional momentâneo, porque este gozo, sobre o qual fala o escritor fala sobre o contentamento da sua alma, e o prazer interior que estava desfrutando, em saber que a situação que antes lhe era desfavorável, havia sido contornado neste momento.

EM TODAS AS NOSSAS TRIBULAÇÕES. Não que as boas notícias vindas da igreja de Corinto fossem resolver todos os problemas da vida do apóstolo, até porque ele sempre estava enfrentando oposição de dentro das igrejas, e muito mais de fora delas. As suas tribulações iriam continuar lhe fazendo pressão, mas o escritor também busca tranquilizar seus leitores de que, apensar dos pesares, mas estava feliz e contente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...