segunda-feira, 4 de setembro de 2017

2 Coríntios 5:17

2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
ASSIM QUE. Com essa mensagem, o escritor mostra aos seus leitores que, o importante não era se alguém pertencia à linhagem dos judeus, seguidores ou não do judaísmo. Como também não era interessante se alguém tinha profundo conhecimento das literaturas religiosas dos hebreus. Porem, o mais importante era que tal pessoa aceitasse de verdade a Cristo como Senhor e Salvador, passando a ser uma nova criatura, em que buscar as coisas do reino de Cristo e que são de cima.

SE ALGUÉM. O “se” exposto pelo autor é condicional, e com isso, ele ainda que indiretamente leva seus leitores a pensarem se de fato, aqueles que se levantaram contra sua pessoa e seu ministério eram de fato servos de Cristo. A realidade é que, nem todos os que dizem Senhor, Senhor, herdarão o reino de Deus. O comportamento dos opositores de Paulo gerava dúvidas se eles eram novas criaturas em Cristo.

ESTÁ EM CRISTO. Esta é uma das belíssimas frases do evangelho de Cristo, porque nos faz ser participante da vida de Cristo. Está em Cristo é andar como ele andou, é ter a mente de Cristo, é ser na verdade um verdadeiro discípulo do seu reino. Está em Cristo é fazer parte de sua igreja espiritual, porque busca fazer e realizar sua vontade em tudo. Está em Cristo é viver pela fé e confiança de que vai morar com Cristo.

NOVO CRIATURA É. Para que alguém se torne em uma nova criatura, só é possível pelo exercício da fé genuína no nome de Cristo Jesus, que gera um verdadeiro arrependimento e conversão. Ser uma nova criatura é ser participante do novo nascimento, quando da regeneração espiritual, que leva tal pessoa a praticar a santificação de vida, pela renúncia de tudo que o mundo oferece. Todo aquele que é uma nova criatura busca com todo empenho e dedicação o reino de Cristo Jesus.

AS COISAS VELHAS. Estas coisas velhas sobre as quais fala o escritor, dizem respeito às iniquidades praticadas no tempo da ignorância. Quem ainda não passou pelo processo do novo nascimento vive para as concupiscências da carne e a soberba da vida, e com isso, não pode dizer que é uma nova criatura em Cristo Jesus. Essas coisas velhas devem ser abandonadas por aquele que confessam a Cristo como Senhor e Salvador.

JÁ PASSARAM. Deus não leva em conta o tempo da ignorância, mas espera que os nascidos de cima, pela regeneração espiritual passem a trilhar um novo caminho de santidade, buscando a perfeição, rumo à glorificação. Se alguém diz que tem a Cristo como Senhor, mas não apresenta mudança de vida, tem alguma coisa errada, porque viver conforme o evangelho da libertação requer transformação de vida e de atitude.

EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO. Esse novo, também fala sobre o tempo da nova dispensação da graça de Deus, mediante a obra perfeita de redenção executada por Cristo. Essa nova vida na presença de Cristo é um modo de vida diferente do que vive o homem natural. Porque ser uma nova criatura é viver pela fé, e viver pela fé é passar a ser um cidadão do céu, ou seja, é viver para as coisas que são de cima e não da terra. A regeneração espiritual nos purifica de nossas velhas iniquidades diante de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...