sábado, 2 de setembro de 2017

2 Coríntios 5:15

2 Coríntios 5:15 - E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
E ELE. O autor fala de Cristo Jesus nosso Senhor, ele que sempre existiu na eternidade passada, e que foi prometido se manifestar na plenitude dos tempos, como sendo o Messias, ou seja, o ungido e enviado de Deus Pai, para implantar a nova dispensação da graça de Deus. Ele que também é o Emanuel, ou seja, Deus entre os filhos dos homens. Ele que também é Jesus de Nazaré, que se fez carne e habitou entre nós. Ele é o Cristo de Deus, que veio nos redimir dos nossos pecados e nos dá a vida eterna.

MORREU. A morte de Cristo, não foi um fato isolado em si mesmo, porque ela está carregada de significados positivos, com efeitos benéficos para toda a humanidade. Cristo morreu como sendo o Cordeiro da expiação, que serviu como sacrifício substituto pelos nossos pecados, ou ainda como o Cordeiro emissário, que levou sobre si as nossas iniquidades, para nos proporcionar a reconciliação com Deus e paz.

POR TODOS. Cristo morreu por todos. Verdade é que Jesus Cristo morreu para redimir a sua igreja, que ele comprou com o preço de seu sangue, que foi derramado na cruz do Calvário. Mas, os efeitos benéficos da morte de Cristo serviram também de propiciação por toda a criação, porque aplacou a ira da justiça divina. Por meio de Cristo, todas as nações do mundo tem o privilégio de participarem do reino de Deus.

PARA QUE OS QUE VIVEM. Neste ponto, o autor fala sobre todos aqueles que foram beneficiados diretamente com a morte expiatória do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Estes mesmos que ouviram o evangelho das boas novas, creram na obra perfeita de redenção do Filho de Deus, aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, nasceram de nova pelo processo da regeneração espiritual, que é na realidade a ressurreição espiritual, por isso é que vivem, no espírito e não só na carne.

NÃO VIVAM MAIS PARA SI. O escritor fala a respeito do modo de vida ideal que os remidos de Cristo vivem, não mais para si mesmo, nem muito menos para o mundo, mas para Deus. Os remidos de Cristo não se deixam levar pelas concupiscências da carne, nem pela soberba da vida, porem, buscam andar de conformidade com a vontade de Deus. A renúncia é o potencial da santificação na vida dos servos de Cristo.

MAIS PARA AQUELE QUE POR ELES MORREU. A partir do momento que alguém se decide a viver para Cristo e com Cristo, entra em cena uma nova vida. Por isso que o apóstolo escreveu, Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. O remido é nova criatura.

E RESSUSCITOU. A morte de Cristo fez parte do programa da redenção de Deus para a humanidade, e já estava prevista em muitas das profecias messiânicas. Como também a sua ressurreição foi à potencialidade da plenitude de Deus, a fim de que o projeto de redenção fosse perfeito. A ressurreição de Cristo teve um efeito devastador contra o império das trevas e contra a morte. A ressurreição de Cristo foi à honradez de Deus Pai, como aprovação absoluta da obra perfeita de redenção executada por Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...