sábado, 30 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:20-21

2 Coríntios 8:20-21 - Evitando isto, que alguém nos vitupere por esta abundância, que por nós é ministrada. Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.
EVITANDO ISTO, QUE ALGUÉM VOS VITUPERE. O envio do irmão juntamente com Tito, tinha vários objetivos, e um deles era justamente evitar maus falatórios dos oponentes de Paulo, não somente na igreja em Corinto, mas em todas as partes. O cuidado de Pulo era de que os invejosos ou falsos irmãos, não viessem a caluniar a Tito, nem a ele também de desviarem as arrecadações para eles mesmos. Percebe-se que o apóstolo era por demais cuidadoso, até porque vivia sendo vigiado sempre.

POR ESTA ABUNDÂNCIA. Já era do conhecimento de Paulo, apesar de não está presente, da abundância que seria a campanha feita por Tito e seu acompanhante na comunidade cristã de Corinto. Isso, quem sabe, baseado no conhecimento que Paulo tinha daquela igreja, uma vez que, o apóstolo dos gentios foi na realidade um dos seus principais fundadores. Desta forma, ele conhecia bem os seus filhos na fé em Corinto.

QUE POR NÓS É MINISTRADA. Este “nós” pode ser uma redundância editorial do escritor para se referir a ele como coordenador geral deste serviço de ação social em prol dos carentes, neste caso de Jerusalém ou Judeia. Ou ainda, o autor se refere a ele e aos seus companheiros de ministério, que além da missão de pregarem o evangelho, se aplicavam ao ensino da palavra e aos trabalhos de ação social nas igrejas.

POIS ZELAMOS DO QUE É. O zelo que Paulo tinha por sua religião, o judaísmo, antes de se converter ao cristianismo, agora, ele aplicava tal zelo pessoal ao serviço do cristianismo. Todos os trabalhos mais importantes do reino de Deus que o apóstolo buscava desempenhar, ele assim fazia com uma disposição descomunal, dado o zelo que disponha em cuidar da obra do Senhor, como se fosse dele mesmo.

HONESTO. Em se tratando do lado financeiro desta ministração, o apóstolo buscava fazer este serviço de forma mais transparente possível, a fim de não se permitir levantar suspeita de que ele se aproveitava das doações para si mesmo, nem muito menos para seus companheiros de ministério. Quanto a ele próprio, Paulo era muito radical, quanto a isso, é tanto que ele trabalhava com suas mãos para se sustentar.

NÃO SÓ DIANTE DO SENHOR. Estas duas últimas frases nos mostram o quanto o escritor era honesto em seus procedimentos quanto aos cuidados em não permitir que houvesse desvio de finalidade com as arrecadações feitas em favor dos carentes. O fato de Paulo invocar o nome do Senhor, com isso ele estava dizendo que havia absoluta honestidade de sua parte, e toma o Senhor como testemunha, que tudo ver.

MAS TAMBÉM DIANTE DOS HOMENS. Todavia, para que houvesse prestação de contas diante das igrejas que faziam as doações, bem como daquelas que eram beneficiadas pelas doações, certamente o apóstolo contava com uma equipe, que anotava tudo em prontuários e faziam relatórios diante das igrejas. Mas, acima de tudo, o apóstolo queria também fechar a boca dos seus oponentes, eles que buscavam a todo o momento ocasião para tentarem denegrir a imagem do apóstolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...