terça-feira, 26 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:11

2 Coríntios 8:11 - Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes.
AGORA, POREM. No texto anterior, o autor falava sobre o ano passando, em que certamente, houve o início deste trabalho de ação social, com a doação de alimentos por parte dos coríntios para os irmãos carentes da Judeia. Agora, porem, o apóstolo estava solicitando que Tito chegasse em Corinto com essa nova tarefa de convencer aos irmãos da necessidade de retomarem com maior empenho esta campanha, que agora se tornava urgente e indispensável, que saísse da intenção para a prática.

COMPLETAI TAMBÉM. A verdade é que, até então, outros problemas estavam afligindo aquela igreja, que antes se encontrava completamente dividida, com várias tendências partidárias. No entanto, já que neste momento as coisas estavam em seu devido lugar, então, chegou a vez de por a mão na massa e retomar o que antes teve apenas um início muito fraco, e que havia boa intenção, mas, não na prática.

O JÁ COMEÇADO. Não se sabe ao certo, quando este serviço de ação social teve seu início, o apóstolo fala no ano anterior, sem citar a quantos meses passados. Também não se sabe quem tenha dado início a este trabalho na igreja de Corinto, se o próprio Paulo, em sua visita àquela igreja, se Timóteo, em sua missão sem sucesso, o que pode ser provável, ou se Tito, quando lá esteve para reconciliar aquela igreja com Paulo.

PARA QUE, ASSIM COMO HOUVE. No texto anterior, o escritor fala sobre o “querer” dos irmãos em fazer este trabalho em prol dos carentes, e isso se traduz pela boa vontade dos coríntios em cooperar com este serviço de ação social em prol das igrejas da Judeia. Eles tomaram conhecimento da entrega que houve das igrejas da Macedônia em não só doarem os alimentos, mas se envolverem nesta obra, que era muito importante, e que fazia parte também do ministério do apóstolo Paulo.

A PRONTIDÃO DE VONTADE. Se foi Paulo, quem deu início a este trabalho de ação social em benefício das igrejas pobres de Jerusalém, ele mesmo teve o privilégio de perceber que houve a prontidão de desejo por parte dos seus filhos na fé, em cooperarem com este serviço. Se foi um dos seus amigos de ministério, da mesma forma, quem fez isso, chegou contando ao apóstolo sobre a vontade deles em ajudar.

HAJA TAMBÉM O CUMPRIMENTO. O apóstolo dos gentios, agora, solicita dos seus filhos na fé, que saiam da zona da teoria para a prática. Se até o momento houve apenas a intenção de fazer doações para os necessitados, que a partir de então, colocassem a mão na massa, no sentido de tornarem realidade este serviço. O amor fraternal não deve ser apenas motivo de discurso, mas ele deve ser posto em prática.

SEGUNDO O QUE TENDES. Nas igrejas da Macedônia, os seguidores de Cristo doaram além de suas posses, e não somente isto, mas se doaram a si mesmo a este trabalho, quando se envolveram totalmente na campanha. Mas, com respeito à igreja que estava em Corinto, o apóstolo ver com cautela este serviço, ao solicitar que os irmãos não se sacrificassem, mas que segundo as posses de cada um é que eles doassem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...