quarta-feira, 13 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:14

2 Coríntios 6:14 - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
NÃO VOS PRENDAIS A UM JULGO DESIGUAL. O julgo era um tipo de equipamento que unia uma junta de animais para que juntos fizessem um mesmo tipo de atividade. De forma que, o escritor fala em termo alegórico, no sentido de alertar seus leitores, que confessavam ser discípulos de Cristo, sobre seus comportamentos, quanto aos incrédulos. Isso porque, tem certas associações que influenciam os remidos de Cristo a que sejam atraídos para o mundo, e não para a santidade de vida.

COM OS INFIÉIS. Estes infiéis são aqueles que vivem para o mundo e tudo que nele há, sem assumirem compromisso de fidelidade com Cristo, nem com as coisas do reino dos céus. Estes mesmos podem ser classificados de ateus, confessos ou não, isso porque, é grande o número de pessoas que vivem no mundo, sem, no entanto, querer compromisso com o evangelho de Cristo, porque optam pelas coisas desta vida.

PORQUE, QUE SOCIEDADE TEM. A santidade de vida pressupõe separação das coisas que o mundo oferece, mas que desagradam a Deus, bem como, dedicação as coisas que pertencem ao reino de Deus. A realidade é que, os remidos de Cristo são totalmente diferentes dos infiéis, e desta forma, não tem como celebrar nenhum tipo de comunhão mais velada entre um e outro, é água e óleo que não se juntam.

A JUSTIÇA. Essa justiça nos fala das coisas retas praticadas pelos que seguem o evangelho da verdade de Cristo, como também a vida de santidade que os servos de Deus são incentivados a viverem. Quem tem compromisso com os caminhos recomendados pelo evangelho de Cristo, não está isento de falhas, mas, dentro do possível, busca viver um estilo de vida, que o bem se faz bem presente em suas atitudes e palavras. O Espírito de Deus nos leva a optar pela santidade de vida diária.

COM A INJUSTIÇA? Essa injustiça fala sobre a vida depravada que o homem natural busca viver, se deixando dominar pelos prazeres mais impuros deste mundo, sendo dominado completamente pelas concupiscências da carne. E acima de tudo, esta injustiça diz respeito à incredulidade dos ímpios, que mesmo reconhecendo que existe um Deus Criador, mas se mantem alienados dos planos de Deus para suas vidas.

E QUE COMUNHÃO TEM A LUZ. Essa luz nos fala sobre o próprio Deus e seu filho Jesus, ele que veio ao mundo para iluminar os filhos dos homens. Mas em termos de conduta cristã, essa luz representa o bem que o servo de Cristo faz em prol do seu semelhante, em cumprimento ao segundo mandamento da lei de Cristo, que é amar ao seu próximo como a si mesmo. Essa luz também é o conhecimento do evangelho.

COM AS TREVAS? As trevas representam o diabo com os seus demônios, que abdicaram da luz para se submergirem nas trevas. Quando o escritor diz que não tem como a luz ter comunhão com as trevas, ele está declarando que, não tem como o seguidor de Cristo viver para Deus, e ao mesmo tempo se deixar ser influenciado pelos demônios das trevas. Além de que, não tem como servir a dois senhores, quem serve a Deus, tem que praticar atos de Justiça, bem como deixar as trevas pela luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...