sexta-feira, 29 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:19

2 Coríntios 8:19 - E não só isto, mas foi também escolhido pelas igrejas para companheiro da nossa viagem, nesta graça que por nós é ministrada para glória do mesmo Senhor, e prontidão do vosso ânimo.
E NÃO SOMENTE ISTO, MAS FOI TAMBÉM ESCOLHIDO. “Isto” se refere sobre o irmão que acompanhava a Tito, que era uma pessoa muito respeitada em todas as igrejas por causa de suas atividades evangelísticas em prol do reino de Cristo. Esta mesma pessoa foi escolhida pelas mesmas igrejas como alguém que poderia ser muito útil a Tito neste trabalho. Certamente Paulo enviou este irmão para servir de testemunho de que neste trabalho havia transparência, honestidade e lealdade dos participantes.

PELAS IGREJAS. Percebe-se que o apóstolo dos gentios fazia uma administração democrática nas igrejas por ele fundadas, em que os membros das congregações tinham o direito de participar das decisões mais importantes da comunidade cristã. Não sabemos como se deu esta escolha pela igreja, mas é bem provável que em uma reunião colegiada o apóstolo expôs a questão e solicitou a opinião da maioria.

PARA COMPANHEIRO DA VOSSA VIAGEM. Este serviço de ação social em prol dos mais carentes das igrejas envolvia doações volumosas de alimentos e certamente também de roupas e outros objetos que seriam úteis para os mais necessitados. Como também haviam oponentes de Paulo que poderiam levantar suspeita do desvio de finalidade das arrecadações, e a presença deste amado irmão evitariam especulações.

NESTA GRAÇA QUE POR NÓS. Mais uma vez o apóstolo dos gentios chama este serviço de ação social em prol dos carentes da Judeia de graça. A palavra graça, dentro das páginas do Novo Testamento tem o significado de favor não merecido, em se tratando da soteriologia. Porem, neste caso do nosso texto em foco, não tem este mesmo sentido, mas fala de um trabalho ou ministério, em favor dos necessitados.

É MINISTRADA PARA GLÓRIA. Essa administração de serviço social em benefício dos carentes das igrejas tinha a intervenção direta de Paulo, ele que, não só pregava o evangelho para as pessoas, mas com muito amor no seu coração se preocupava com a questão social das igrejas mais carentes. As lideranças atuais precisam aprender com o exemplo de Paulo e seus amigos de ministério neste particular.

DO MESMO SENHOR. O escritor nos faz saber que este tão importante trabalho ministrado em favor dos irmãos que estavam passando grandes dificuldades financeiras era feito para glória de Cristo. Com isso, Paulo deixa transparecer que ele não estava buscando fama para se mesmo neste negócio, mas que, acima de tudo, este serviço era executado de conformidade com a vontade do Senhor Jesus Cristo.

E PRONTIDÃO DO VOSSO ÂNIMO. Onde o apóstolo dos gentios fazia esta campanha de arrecadação de alimentos para os carentes, via com seus próprios olhos a satisfação de todos que se envolviam, tanto os que faziam suas doações, como também dos que recebiam. Fazer o bem a quem mais precisa, de forma voluntária e por amor, produz na alma de todos um contentamento que não tem preço. Paulo tinha certeza de que este trabalho ia ser um sucesso na igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...