quinta-feira, 7 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:3

2 Coríntios 6:3 - Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado.
NÃO DANDO NÓS. Percebe-se que o apóstolo dos gentios tinha um cuidado especial em como fazia a obra do evangelho de Cristo, com zelo peculiar pelo seu ministério, até porque, ele mesmo reconhecia de que não era merecedor de tamanho privilégio da parte de Deus, em ser um ministro do reino de Cristo. Como Paulo se considerava ser um embaixador do reino de Deus, isso para ele era a coisa mais importante de sua vida, e com esforço e dedicação procurava cumprir fielmente sua missão.

ESCÂNDALO. Neste mesmo tempo, muitos dos que se diziam ministros do evangelho, viviam dando mau testemunho por onde passavam, envergonhando o nome de quem diziam confessar, o nome de Cristo. Com Paulo era diferente, porque ele com esmero procurava honrar o nome de Cristo, por meio de sua vida, do seu ministério, suas ações e palavras. Ele confessa que, o seu viver era para Cristo (Gálatas 2:20).

EM COISA ALGUMA. Infelizmente, uma grande parte dos que se dizem ser ministros de Cristo vivem mergulhados em uma vida de escândalos, é o que se ver nos noticiários e o que se ouve nas ruas e nas calçadas da sociedade, sobre muitos dos chamados líderes cristãos. O autor presava pelo seu testemunho de ministro do evangelho de Cristo, ao ponto de que ninguém achava motivo de escândalo nele.

PARA QUE. Ver-se a grande responsabilidade de todos aqueles que tomam como missão ser um ministro do evangelho de Cristo, quando tais embaixadores carregam consigo mesmo o peso de em hipótese alguma provocar escândalo ao evangelho. Quando um simples membro da igreja escandaliza o evangelho, em muitos casos os estragos são vistos, na maioria das vezes em seu testemunho pessoa, mas quando um ministro do evangelho escandaliza, tem uma repercussão na igreja e na sociedade.

O NOSSO MINISTÉRIO. O apóstolo dos gentios fazia um monitoramento permanente sobre suas ações e palavra, a fim de não dar ocasião dos seus oponentes blasfemarem do seu bom nome. Além de que, o apóstolo vivia sendo vigiado por todos os lados pelos seus opositores, a fim de lhe pegar em alguma falha para terem motivos de denegrirem sua imagem. Paulo tinha muitos opositores nas igrejas e fora delas.

NÃO SEJA. Ao que tudo indica, na igreja de Corinto havia muitos que desejavam ver o apóstolo dos gentios sendo difamado, no tocante a sua vida e seu ministério, porque aquela igreja era constituída de facções, com vários partidos dentro da comunidade cristã. A maioria destas facções desejavam que Paulo fosse desterrado da comunidade cristã de Corinto, para que assumissem o controle da igreja de Cristo naquele lugar.

CENSURADO. Em suas epístolas, o apóstolo dos gentios nos deixa transparecer que era atacado de todos os lados. Os judaizantes procuravam ocasião para levar Paulo aos tribunais eclesiásticos, às autoridades romanas do mesmo modo viviam monitorando a vida do apóstolo para condená-los nos tribunais civis, além dos falsos irmãos que se levantavam constantemente contra ele, principalmente os cristãos legalistas, porque afirmavam de que o ministério de Paulo era contra os líderes da igreja de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...