terça-feira, 19 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:10

2 Coríntios 7:10 - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
PORQUE A TRISTEZA. Este é um sentimento que na maioria das vezes é sentido na alma e no espírito. São vários os modos operantes deste sentimento no mais íntimo do ser humano, que geralmente vem das circunstâncias da vida. A tristeza é bastante democrática, porque ela pode atacar grandes e pequenos, ricos e pobres. E até mesmo grandes homens de Deus foram vítimas da tristeza, em forma de depressão. Qualquer um pode ter seu dia ou temporada de profunda amargura em sua alma.

SEGUNDO DEUS. A tristeza segundo Deus é aquele tipo de tristeza que Deus permite para que no final de tudo, o ser humano reconheça que precisa do Criador de todas as coisas e que deve ser dependente dele. Geralmente, este tipo de tristeza, segundo Deus, tem a influência do Espírito Santo, ele que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. De forma que, o Espírito de Deus mostra a fragilidade do homem.

OPERA ARREPENDIMENTO. Este arrependimento pode vir por conta do peso na consciência, quando o homem pratica coisas erradas, e que reconhece que está pecando contra sua própria alma e principalmente contra Deus. Tudo começa por um ato de fé, quando o ser humano acredita que existe um Deus que é juiz dos vivos e dos mortos. Com isso, vem a necessidades de mudança de atitude, pelo arrependimento.

PARA A SALVAÇÃO. O arrependimento para a salvação acontece quando o homem se dá conta de que precisa do perdão de Deus para os seus pecados. Este arrependimento para a salvação desemboca no novo nascimento, que por sua vez produz a regeneração espiritual. A partir de então, tem início a uma jornada rumo a salvação, passando pelo estágio do desenvolvimento espiritual, por meio da santificação, que nada mais é que um processo de aperfeiçoamento, até a glorificação.

DA QUAL NINGUÉM SE ARREPENDE. Ninguém se arrepende de que? Da salvação! A salvação é a coisa mais preciosa que se possa imaginar. Todos aqueles que forem dignos de chegarem como remidos na presença majestosa do Deus de perdão, serão felizes para todo o sempre. Esta salvação é sinônimo de vida eterna, conforme a mensagem do evangelho das boas novas, que é uma modalidade de vida abundante.

MAS A TRISTEZA DO MUNDO. A tristeza do mundo é o tipo de sentimento que se traduz por remorso, mas sem mudança de atitude. Este tipo de tristeza tem uma força atrativa para o que é mal e errado, para que se cumpra aquela palavra que diz: um abismo chama outro abismo. A tristeza do mundo leva as suas vítimas a mergulharem em uma vida degradante, buscando preencher o vazio com vícios, que gera a morte.

OPERA A MORTE. Esta morte sobre a qual fala o escritor, tanto pode ser a morte física ou biológica, quanto e principalmente a morte espiritual. A marte física, quando esta tristeza se manifesta em termos de depressão, e por ela muitos se suicidam. E a morte espiritual, porque em vez de o ser humano buscar a solução em Deus, que é o Deus de toda consolação, o ímpio busca preencher tal tristeza com os prazeres carnais, que por consequência gera a separação eterna de Deus, morte eterna ou condenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...