quarta-feira, 13 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:12-13

2 Coríntios 6:12-13 - Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós.
NÃO ESTAIS. A igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto sabia quem era o apóstolo dos gentios, haja vista que, Paulo foi o fundador daquela comunidade cristã. Agora, neste momento, o apóstolo dos gentios não mais conhecia os seus leitores como dantes, porque eles haviam mudado, mais mudado tanto, que se Paulo, neste momento fosse visitar a igreja em Corinto, teria que começar tudo de novo, porque era como se eles se tivessem desviados dos bons caminhos que aprenderam.

ESTREITADOS EM NÓS. Não estais estreitados em nós. O escritor nos deixa transparecer que, já havia sido como que quebrada a comunhão dos seus filhos na fé com o fundador daquela comunidade Cristã. Porem, isso não ocorreu da parte de Paulo para com os seus leitores, e ele deixa bem claro nesta parte de sua carta. E ao mesmo tempo, o escritor afirma que, esta de coração aberto para abençoa-los sempre.

MAS ESTAIS ESTREITADOS. Em várias partes desta carta de Paulo aos coríntios, Paulo demonstra sua insatisfação para com o comportamento dos seus leitores para com sua pessoa. As notícias que haviam chegado ao conhecimento de Paulo, eram de que seu trabalho evangelístico na cidade de Corinto havia sido desmanchado pelos seus opositores, e isso com o consentimento dos seus filhos na fé, o que não era justo.

NOS VOSSOS PRÓPRIOS AFETOS. Essa é uma frase que fala sobre os sentimentos mais profundos de uma pessoa, no caso, dos seguidores de Cristo na cidade de Corinto. É como se o autor lhes acusasse de que eles estavam com seus corações selados com correntes e cadeados, a fim de não cederem aos apelos do seu pai na fé, no caso, o apóstolo dos gentios, Paulo. O que os leitores desta carta estavam fazendo contra o fundador daquela igreja, era algo mais parecido com a ingratidão ou traição mesmo.

ORA, EM RECOMPENSA DISTO. Percebe-se a humildade da parte de Paulo para com os seus leitores, uma vez que, mesmo ele estando certo, porem, mesmo assim, apela pelo ato de reconciliação para com os seguidores de Cristo naquela igreja. Nada do que os oponentes de Paulo estavam falando a seu respeito de negativo era verdade, mas nem por isso, a escritor deixa de buscar reatar sua amizade pelos seus filhos na fé.

FALO COMO A FILHOS. Os membros da igreja cristã em Corinto, não deveriam nem aceitar qualquer movimento negativo contra o apóstolo Paulo, até porque eles eram devedores em potencial ao apóstolo dos gentios, uma vez que, o escritor foi o fundador daquela comunidade Cristã. Por isso que, o autor chama seus leitores de filhos na fé, porque foi o missionário dos gentios quem havia os levou a Cristo.

DILATAI-VOS TAMBÉM VÓS. Paulo faz um apelo à reconciliação, certamente porque, ele tinha conhecimento, pelos seus informantes, de que os seus filhos na fé estavam como que intrigados dele, se assim não fosse, não havia necessidades para tal solicitação por parte do fundador daquela igreja. Talvez, porque o apóstolo não pode, neste momento, viajar para visitar aquela comunidade cristã, que estava dividida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...