sexta-feira, 22 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:3

2 Coríntios 8:3 - Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.
PORQUE. Muitos líderes cristãos e pregadores do evangelho tem alguma coisa o que apreender com os discípulos de Cristo que viviam na região da Macedônia. Isto porque, há um conceito a ser reformulado nos dias de hoje, em que as denominações só precisam pregar o evangelho, que já é o suficiente. Mas, notamos nestes ensinos de Paulo, que a pregação do evangelho, sendo acompanhada com ação social, se torna mais eficaz a rendição de vidas para o reino de Deus. Não basta somente pregar.

SEGUNDO O SEU PODER. Os Macedônios estavam cheios da graça de Deus, ao ponto de, mesmo sem terem condições financeiras, mas eram tocados de forma profunda pelas necessidades das igrejas de Jerusalém. O escritor declara que eles faziam suas contribuições na medida certa, nem faltava para eles próprios, porque Deus multiplicava o pão de cada dia deles, e o que era levado para Judeia era o suficiente.

O QUE EU MESMO. Este trabalho de ação social praticado por Paulo em todas as igrejas por ele fundadas tinha a cooperação de todos os seus amigos e companheiro de ministério. Todavia, no caso das igrejas da Macedônia, ele mesmo pessoalmente estava envolvido na arrecadação dos alimentos, certamente de casa em casa, como também cuidava de fazer o transporte de tais alimentos até o seu destino final.

TESTIFICO. Com isso, o apóstolo dos gentios, que era o responsável direto por esse grande projeto de ação social em prol dos que mais precisavam, dava seu próprio testemunho a favor do que ele estava escrevendo. Certamente, Paulo quando pregava nas reuniões em famílias, não se esquecia de salientar sobre a importância desta ação fraternal em favor das igrejas, que ficavam no país de Israel e Palestina. As igrejas gentílicas se sentiam devedoras ao povo judeu, de onde nasceu o cristianismo.

E AINDA ACIMA DO SEU PODER. Conforme ficamos sabendo por meio dos historiadores, bem como pela tradição cristã, além de deduzirmos do que o autor esta escrevendo dentro deste tema, esta região vinha sendo castigada severamente pelo império romano, por meio das altas cargas tributárias. Contudo, nem por isso, aqueles que eram libertos por Cristo, se esqueciam de estender suas mãos aos pobres.

DERAM. Este verbo expressa perfeitamente bem, a força da generosidade que motivava os servos de Deus, a praticarem o amor fraternal em prol do seu semelhante. A forma com que as igrejas da Macedônia contribuíam com as campanhas sociais feitas por Paulo, não se trata de esmolas e migalhas, mas era algo que tocava profundamente na sensibilidade de Paulo, como eles eram amorosos com o próximo.

VOLUNTARIAMENTE. Já com esta palavra fica subtendido que, nem precisava Paulo fazer pressão nem apelação, porque a generosidade brotava do coração daquela gente boa, como a grama nasce espontaneamente em um terreno fértil e molhado. Eles mesmos, quem tomavam a iniciativa de buscarem de casa em casa os alimentos e outras coisas, levavam para os pontos de arrecadação, entregavam a Paulo, até que este desembarcasse para os seus destinos, que eram as igrejas da Judeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...