segunda-feira, 25 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:9

2 Coríntios 8:9 - Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.
PORQUE JÁ SABEIS. É bom lembrar que, os leitores desta carta eram filhos na fé de Paulo, ele que foi um dos principais fundadores daquela comunidade cristã. Além de que, o apóstolo aplicou suas campanhas evangelísticas em Corinto, e depois se dedicou aos trabalhos de discipulado, porque ele não partia para outro campo missionário, sem antes preparar um obreiro local e discipular os novos convertidos. Desta forma, os seguidores de Cristo naquela cidade já conheciam a verdade.

A GRAÇA DE NOSSO SENHOR. Já neste texto, a palavra “graça” fala dos favores não merecidos que Cristo disponibilizou para toda a humanidade. Foi por essa graça de Cristo que Deus enviou o seu Messias para efetuar a obra poderosa de redenção em prol da humanidade. Sobre o Senhorio de Cristo, já antes de sua manifestação na terra, ele já era conhecido como Senhor, e deu provas disto quando esteve entre os homens.

JESUS CRISTO QUE. O nome “Jesus” é uma transliteração do hebraico para o grego do nome de Josué. Além do mais, o nome de Jesus quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados, conforme (Mateus 1:21). Já o sobrenome “Cristo” nos fala sobre a missão de Jesus sobre a terra, como sendo o ungido de Deus e enviado de Deus Pai para fazer a reconciliação do homem com o seu Criador, produzindo a paz.

SENDO RICO. Essa colocação de Paulo a respeito de Cristo Jesus, o Filho de Deus, nos ensina sobre a divindade do Messias de Deus, por isso que, antes mesmo de sua vinda e manifestação na terra, ele já era designado de “Emanuel” ou seja, Deus entre os homens. Como Deus, a ele pertencia todas as coisas que há nos céus e na terra, porque ele é também o Criador de todas as coisas. Todas as riquezas materiais e espirituais pertencem ao Filho de Deus, porque ele manda em tudo e em todos.

POR AMOR DE VÓS. Essa frase constitui a essência mesmo da missão salvadora e redentora do Cristo de Deus. Pelo sua graça e pelo seu amor, duas coisas citadas neste texto, é que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar a humanidade. Durante a sua vida e no pleno exercício de seu ministério, o Senhor Jesus deu as maiores provas do seu amor ilimitado pelas nossas almas, quando fez e executou a expiação pela sua igreja.

SE FEZ POBRE. Já esta frase, diz respeito ao despojamento de sua divindade, tomando a forma de servo e habitando entre nós. Filipenses 2:6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

PARA QUE PELA SUA POBREZA ENRIQUECÊSSEIS. São inumeráveis os benefícios que a obra de redenção realizada por Cristo em prol de sua igreja remida, bem como de toda a humanidade, e porque não dizer de todo o cosmo! Somos, portanto, grandemente beneficiários diretos e exclusivos dos favores de Cristo, porque sua propiciação em nosso lugar, nos proporcionou a verdadeiro reconciliação com Deus, e por meio desta paz é que fomos feitos filhos de Deus e, portanto, herdeiros do Pai também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...