segunda-feira, 4 de setembro de 2017

2 Coríntios 5:18

2 Coríntios 5:18 - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação.
E TUDO ISTO. O apóstolo dos gentios reconhece e agradece a Deus por ter sido chamado e escolhido por Cristo para uma nova vida. Enquanto milhares de judeus rejeitaram ao seu Messias, ele teve o privilégio de ter um encontro com Cristo, e isso o tornou em uma nova criatura. Não que ele fosse merecedor, mais a graça irrecusável de Cristo foi mais forte, é tanto que, ele diz ser o mais terrível dos pecadores, quando a graça de Cristo o alcançou, e agora, ele só glorificava a Deus por isso.

PROVÊM DE DEUS. O amor ilimitado de Cristo e a graça salvadora de Deus Pai, foram suficientes para alcançar a Paulo, os seus leitores na igreja cristã de Corinto, bem como a todos aqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador. A nova dispensação da graça de Deus é totalmente diferente das exigências da legislação de Moisés, porque a salvação é pela graça de Cristo e não por méritos pessoais de quem quer que seja.

QUE NOS RECONCILIOU. Deus não criou o homem para viver somente para esta dimensão da existência humana, mas o Senhor fez o homem sobre a terra para servi-lo, amar ao seu Deus acima de qualquer coisa e render-lhe glórias. Por isso que a atitude de Deus quanto ao destino dos filhos dos homens, foi justamente implantar a reconciliação, razão porque o Deus Criador, providenciou a reconciliação pela paz.

CONSIGO MESMO. Percebe-se que desde o princípio, quando houve a ruptura da comunhão dos filhos dos homens com o seu Criador por meio do pecado, ainda no jardim do Éden, que o ser humano cada vez mais foi se afastando do Deus verdadeiro. Todavia, nem por isso, o Senhor desistiu de suas criaturas, por isso que o Todo-poderoso se mobilizou em buscar a paz com os filhos dos homens. Não que os seres humanos merecessem atos de misericórdia, mas tudo partiu do Deus de amor.

POR JESUS CRISTO. O projeto de salvação da humanidade faz parte do precioso plano de Deus, por meio do seu Filho Jesus Cristo. A intervenção de Cristo na nova aliança de Deus com todos os povos do mundo foi fundamental. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e isso nos fala da propiciação que aplacou a ira de Deus, além de que Cristo serviu de expiação, ou seja, ele foi sacrificado em nosso lugar.

E NOS DEU O MINISTÉRIO. Tendo Deus enviado seu Filho ao mundo para efetuar a redenção da humanidade e tendo Cristo cumprido com sucesso a sua missão salvífica, morreu em prol da sua igreja, ressuscitou e subiu ao céu para se assentar a destra da majestade celestial. Mas deixou os seus apóstolos, discípulos e seguidores que dão continuidade aos trabalhos da igreja remida, comprada por preço de sangue.

DA RECONCILIAÇÃO. Desde os tempos dos apóstolos e até o dia do arrebatamento da igreja, que Cristo tem escolhido os seus embaixadores para levarem as boas novas do reino dos céus aos quatros cantos da terra. E o apóstolo dos gentios foi um exemplo de guerreiro na batalha contra o mal e em favor do reino de Deus e de Cristo. E este ministério da reconciliação que nos tem sido confiado é implantado em nossas vidas, pelos dons espirituais e ministeriais que o Espírito de Deus tem nos outorgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...