quarta-feira, 6 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:1

2 Coríntios 6:1 - E Nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão.
E NÓS. O apóstolo dos gentios foi um exemplo de homem de Deus que se envolveu por completo na obra da reconciliação entre Deus e os homens, porque ele se gastou em prol de suas campanhas evangelísticas, a fim de tornar o seu Cristo conhecido dos povos de sua época. Feliz daquele que se coloca a disposição do reino de Cristo, com a finalidade de ser um instrumento de Deus para semear o evangelho das boas novas, com a mais pura intenção de glorificar e magnificar o nome de Cristo Jesus.

COOPERANDO TAMBÉM. Deus pelo seu grande amor e graça tomou a sublime iniciativa de buscar reconciliar consigo mesmo todas as coisas. Cristo na qualidade de Filho de Deus executou e pôs em prática a obra de reconciliação dos homens com Deus, e, tendo subido aos céus, designou seus escolhidos para darem continuidade a esta missão tão importante, que é levar os filhos dos homens a reconciliação.

COM ELE. Tanto o ator fala sobre o Deus Pai, quanto do Senhor Jesus Cristo, uma vez que a reconciliação do homem com o seu Criador faz parte do programa da salvação de Deus, e foi o Cristo de Deus Pai quem veio em sua missão redentora para reconciliar o homem com Deus. De forma que, os embaixadores do reino dos céus são cooperadores com o programa de salvação de Deus, por meio de Cristo Jesus.

VOS EXORTAMOS. Assim sendo, o apóstolo dos gentios, que era o pai na fé dos seguidores de Cristo na igreja em Corinto, se utilizava do privilégio de ser um porta voz de Deus e de Cristo para levar suas orientações aquele povo. Essa colocação feita pelo escritor tanto pode servir de alerta, como de conselho, no sentido de que, os seus leitores refletissem a que situação tinham chegado. Os oponentes de Paulo naquela igreja em vez de estarem ajudando aos coríntios, estavam era lhes prejudicando.

A QUE NÃO RECEBAIS. Somente Deus, e Paulo sabiam do quanto ele tinha se esforçado para levar as boas novas do evangelho aos seus filhos na fé que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto. Todavia, com as notícias chegadas daquela igreja, o apóstolo dos gentios se sente decepcionado com todos eles. Porque em vez de progredirem no desenvolvimento espiritual, estavam regredindo nas coisas de Deus.

A GRAÇA DE DEUS. Certamente, o foco da exortação de Paulo está direcionado no grupo de Simão, que em vez de defenderem a graça de Deus como meio de salvação para os homens, continuavam defendendo que os filhos dos homens teriam de continuar guardando a legislação de Moisés, como meio de agradar a Deus. Paulo pregava e ensinava que, na nova dispensação a salvação não era por méritos pessoas.

EM VÃO. A mensagem, ainda que subliminar deste texto é que, alguns da igreja de Corinto estava apostatando da fé, ao abandonarem o cristianismo e se convertendo ao judaísmo. O escritor teve grandes problemas com os as lideranças legalistas de Jerusalém, porque a igreja matriz, por meio de suas lideranças defendiam de que os cristão precisam continuarem guardando a legislação de Moisés. Enquanto que, Paulo defendia que a salvação, agora, na nova dispensação era pela graça de Deus em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...