segunda-feira, 25 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:7

2 Coríntios 8:7 - Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça.
PORTANTO, ASSIM COMO EM TUDO ABUNDAIS. O autor falava do que tinha conhecimento, uma vez que, ele era o pai na fé dos seguidores de Cristo naquela cidade, de forma que, conhecia pessoalmente os seus leitores. E sabendo da prontidão e da disposição que disponham os irmãos de Corinto, também tinha a certeza que eles de bom ânimo abrasariam esta causa, que era nobre. Assim também se expressava o apóstolo Paulo para encorajar a Tito a fazer este serviço na igreja de Corinto.

EM FÉ. Não se sabe ao certo, quantas pessoas faziam parte da igreja de Cristo em Corinto, mas é certo dizer que, em qualidade de fé eles eram fartos, quando o autor diz que eles abundavam em confiança em Deus. Certamente, o apóstolo se reporta a fé como crenças em tudo que diz respeito ao que determina o evangelho da graça de Cristo, bem como a fé objetiva, em fazer algo, por saber que se faz para Deus.

E EM PALAVRA. É provável que o missionário Paulo não teve dificuldades em evangelizar a cidade de Corinto, uma vez que, contou com a ajuda dos próprios novos convertidos, que gostavam de evangelizar. A cidade de Corinto era conhecida como um dos centros da cultura e do saber. Seu povo era inteligente e versado na oratória. Com isso, os servos de Cristo em Corinto, logo aprendiam a pregar a palavra de Deus.

E EM CIÊNCIA. Os historiadores nos fazem saber que desde criança os coríntios buscavam o conhecimento de todas as ciências, principalmente as ciências que envolviam a arte de falar bem em público. Naquela cidade, não era difícil de encontrar jovens e adolescentes já bem versáteis na oratória, quanto mais os adultos e anciões. A homilética era para os coríntios algo que eles dominavam facilmente. Dominavam com facilidade a teologia, psicologia, sociologia, filosofia, história e a pedagogia.

E EM TODA A DILIGÊNCIA. Havia naquela gente uma predisposição para fazer às coisas concernentes a obra de Deus, que Paulo ficou impressionado. E isso era bom, porque o escritor sabia que, neste serviço de ação social, eles fariam além do que se esperava. Tanto quando esteve naquela cidade para evangelizar, quanto em uma outra visita posterior feita por Paulo aquela cidade, o apóstolo viu disposição nos coríntios.

E EM VOSSO AMOR PARA CONOSCO. Este amor dos coríntios por Paulo foi demostrado, quando ele lá esteve para fundar aquela comunidade cristã, bem como em um segundo momento, quando visitou aquela igreja. E agora, quando diante das muitas oposições que se levantaram contra o apóstolo, eles ficaram do lado de Paulo, quando Tito lá esteve para promover a reconciliação deles com o apóstolo dos gentios.

ASSIM TAMBÉM ABUNDEIS NESTA GRAÇA. Outra vez, Paulo chama este serviço de ação social em favor dos pobres de Jerusalém de graça. Alguém já disse que, Paulo chamava este trabalho de graça, porque as igrejas da Judeia caíram na graça das demais igrejas, principalmente gentílica. Porque os gentios reconheciam de que, de Jerusalém era que tinha vindo o cristianismo, e que de Israel vinham todas as bênçãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...