quinta-feira, 14 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:15

2 Coríntios 6:15 - E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
E QUE. Malaquias 3:18 - Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. O autor continua falando da diferença que existe entre os que servem a Deus e os que não servem. Indiretamente, o apóstolo diz que os seus oponentes na igreja de Cristo que estavam em Corinto, pelo comportamento deles, não serviam a Deus e a Cristo, e que, portanto, os seus filhos na fé deveriam se apartar deles, porque estavam agindo como incrédulos.

CONCÓRDIA. Esta é uma palavra que fala de harmonia, bem como de comunhão, e por fim de semelhança. Por isso que, no versículo quatorze deste mesmo capítulo, o escritor solicita que seus leitores não se submetessem a um julgo desigual com os incrédulos. Com isso ele quis dizer que, o fiel não tem como ter concórdia ou comunhão com os infiéis, porque o padrão de vida de cada um é totalmente diferente.

HÁ ENTRE CRISTO. Cristo é a verdade em essência, como também é a mais poderosa luz que se possa imaginar. Desta forma, ele é totalmente diferente das falsas divindades criadas pela imaginação dos líderes religiosos do paganismo. Que concórdia ou harmonia há entre Cristo e belial? A resposta é nenhuma. A palavra belial se refere ao maligno, de forma que, Cristo não tem nenhuma ligação ou harmonia com o diabo.

E BELIAL? Essa é uma palavra que representa as várias formas com que era chamado o diabo no tempo em que foi escrito o Novo Testamento, dentro do idioma grego. E uma das conotações da designação de satanás é justamente, inimigo de Deus e de Cristo. Belial é totalmente oposto a tudo que representa Cristo Jesus, uma vez que, o diabo representa a mais densa treva, tudo que é a mentira e o engano, bem como o mal em essência. Cristo é a luz maior e tudo que pode ser chamado de verdade e o bem.

OU QUE PARTE TEM. Não que o escritor estivesse recomendando aos seguidores de Cristo em Corinto, que cortassem totalmente a comunicação com os ímpios. Mas ele esta se referindo à comunhão de vida, tal como casamento de um servo de Cristo com uma pessoa incrédula, e isso para evitar problemas de convivência, porque são pessoas totalmente diferentes e que trilham caminhos absolutamente opostos.

O FIEL. Este é aquele que exerceu a sua fé total no Filho de Deus e na sua obra perfeita de redenção. E que por meio de um verdadeiro arrependimento decidiu mudar completamente de vida, sendo envolvido pelo novo nascimento, o que em tese é a regeneração espiritual. Mas que depois de aceitar a Cristo percorre o caminho da santidade de vida, buscando o reino de Deus e as coisas que são de cima.

COM O INFIEL? O infiel é todo aquele que ainda não teve um encontro transformador com Cristo Jesus, porque prefere viver para tudo que o mundo oferece e não para as coisas do reino de Cristo. Não pode haver harmonia plena entre o que serve a Deus e o que não serve, quando muito, pode haver comunicação, porque o servo de Cristo não pode se intrigar com as pessoas, mas que comunhão plena, não é possível, porque as trevas não tem comunhão com a luz, ou uma ou outra. Isso é uma pura realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...