quarta-feira, 20 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:12

2 Coríntios 7:12 - Portanto, ainda que vos escrevi, não foi por causa do que fez o agravo, nem por causa do que sofreu o agravo, mas para que o vosso grande cuidado por nós fosse manifesto diante de Deus.
PORTANTO. AINDA QUE VOS ESCREVI. Não se sabe ao certo sobre que escrito se reporta o apóstolo dos gentios, se a sua primeira carta aos Coríntios, uma suposta carta que foi perdida, e que não consta inserida no Novo Testamento ou ainda sobre a carta mais severa, que corresponde aos capítulos dez a treze desta mesma carta. O que podemos dizer é que sempre que tomava conhecimento dos problemas nas igrejas por ele fundadas, quando não podia ir pessoalmente, Paulo escrevia uma carta.

NÃO FOI POR CAUSA DO QUE VEZ. É difícil de se identificar este personagem oculto, que na igreja de Corinto havia causado problemas e dificuldades. Também não tem como saber que tipo de problema tal indivíduo provocou. Mas, o motivo de Paulo escrever determinada carta, talvez esta, que ora estamos comentando, ou outra, não se tratava do problema específico deste transgressor que fez o agravo citado.

O AGRAVO. Apenas muitas conjecturas é que são levantadas sobre tal agravo feito por, não se sabe quem. Pelo contexto desta mesma carta, o que se pode pensar é que os oponentes de Paulo inventaram muitas calúnias a seu respeito, tentando macular sua vida e principalmente sua autoridade apostólica. Isso é apenas um foco de luz sobre este assunto, porque na realidade não se sabe se Paulo trata deste assunto.

NEM POR CAUSA DO QUE SOFREU O AGRAVO. A verdade é que o escritor se preocupava mesmo era com o bem estar dos seus filhos na fé, uma vez que, se eles se desviassem dos caminhos de Cristo, todos os seus trabalhos e campanhas missionárias naquela cidade teriam sido em vão. Mesmo que a vítima fosse o próprio Paulo, isso era de menos, o mais importante era que a situação estava contornada neste momento.

MAS PARA QUE O VOSSO GRANDE CUIDADO. De fato, o que o apóstolo dos gentios desejava mesmo era ter uma prova do respeito e consideração que os seus filhos na fé tinham a sua pessoa, e até que ponto, os levantes contrários haviam atingido negativamente sua autoridade apostólica. O resultado é que os que faziam parte daquela igreja corresponderam positivamente às expectativas do apóstolo Paulo.

POR NÓS FOSSE MANIFESTO. Antes da chegada de Tito, o escritor vivia momentos de tristeza e angústia por conta das notícias negativas que havia chegado da igreja em Corinto. Isso porque, o autor tinha consigo a medida certa do quanto amava seus filhos na fé, naquela cidade. E agora, com a chegada de Tito, o apóstolo foi recreado, por ter a certeza de que seu amor por todos eles tinha respalde da parte deles também.

DIANTE DE DEUS. Paulo enviou sua citada certa, no início deste texto, mas assim procedeu por meio de suas orações a Deus, pedindo como resposta que os seus leitores correspondessem à altura do seu amor por todos eles, e não deu outra, Deus cuidou em que, aquele escrito chegasse nas mãos do seguidores de Cristo em Corinto, como o medicamento certo para curar as chagas de todas as enfermidades. Certamente, o apóstolo dos gentios já se encontrava agradecendo a Deus por tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...