quarta-feira, 27 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:14

2 Coríntios 8:14 - Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade.
MAS PARA IGUALDADE. Esta frase pode ser entendida como um complemento do que o autor vinha escrevendo no texto anterior, quando ele se reportava sobre sua forma de trabalhar com as várias igrejas por ele fundadas, neste serviço de ação social em prol dos mais carentes. Paulo quis dizer que não pressionava uma igreja mais do que a outra no sentido da liberalidade, mas que apenas incentivava que os irmãos contribuíssem conforme as suas posses. Este era um serviço voluntário e democrático.

NESTE TEMPO PRESENTE. No ano anterior, quando este trabalho teve o seu início, não se sabe se o próprio Paulo ou um de seus companheiros de ministério quem deu o ponta pé inicial, não havia tanta necessidade nas igrejas da Judeia, quanto neste tempo presente. Ao que tudo indica, surgiu uma crise muito urgente entre as igrejas naquela região de Israel, ao ponto do apóstolo fazer seu apelo com mais veemência.

A VOSSA ABUNDÂNCIA. Fica então claro, nesta frase, que a igreja em Corinto era uma igreja rica, em termos materiais, comparada as demais comunidades cristãs, principalmente, as que estavam na Judeia. Não que os irmãos fossem ricos no conceito do mundo, até porque todas as nações que estavam sob o domínio romano, tinham que pagarem altas cargas tributárias, mas eles estavam em uma situação confortável.

SUPRA A FALTA DOS OUTROS. Estes “outros” salientados pelo nosso escritor, pode se referir as demais comunidades cristãs, que neste momento se encontravam em dificuldades financeiras. Porem, é mais provável que, neste caso, se reporte as igrejas da Judeia que estavam atravessando uma crise aguda. De forma que, a ajuda enviada pelos servos de Cristo da igreja de Corinto era muito importante neste momento.

PARA QUE A SUA ABUNDÂNCIA. As igrejas da Judeia estavam neste instante, passando uma crise financeira, e precisavam das coisas básicas para sobreviverem. Mas por outro lado, em termos espirituais, estavam em alto nível de comunhão com Deus, de tal forma que, poderiam ajudar com orações e intercessões, pelos servos de Deus que estavam na cidade de Corinto. Crise material, mas abundância espiritual.

SUPRA A VOSSA FALTA. Podemos pensar em pelo menos duas coisas: A primeira é que a igreja de Corinto estava fraca na sua dimensão espiritual, e isso é fato, pelas divisões que até então vinha sofrendo. Depois, que agora, estavam bem materialmente, mas que depois poderiam vir a passar por uma crise financeira, e as igrejas da Judeia, no futuro estarem bem materialmente e então pagar a conta, retribuindo o favor feito.

E HAJA IGUALDADE. Neste tempo presente, as igrejas da Judeia estavam precisando da ação social dos servos de Cristo que faziam parte da igreja em Corinto. Mas, não somente a igreja de Corinto, porem, todas as igrejas do mundo gentílico eram devedoras às igrejas da Judeia pela existência de todas elas, até porque, todos reconheciam de que, Jesus era um judeu, que proporcionou o maior bem para todas as igrejas do mundo, bem como o próprio Paulo também era judeu, e pai na fé deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...