terça-feira, 12 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:11

2 Coríntios 6:11 - Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado.
Ó CORÍNTIOS. Neste texto, descobrimos o destino desta epístola do apóstolo Paulo, que era justamente a igreja cristã na cidade de Corinto. Os coríntios para quem o autor estava enviado essa sua missiva, eram seus filhos na fé, que foram evangelizados por meio das campanhas missionárias do apóstolo dos gentios. Eles estavam passando momentos de revezes na fé, por conta do partidarismo que havia sido implantado pelos oponentes de Paulo naquela igreja, o que era de se lamentar.

A NOSSA BOCA. O apóstolo se refere à abertura do diálogo com aquela comunidade cristã, que bem a pouco tempo fora visitada pelo apóstolo, mas que neste momento se fazia indiferente com o fundador daquela comunidade cristã. Há quem diga que o escritor esteja se referindo ao modo em que esta carta foi escrita, não do próprio punho de Paulo, mas que ele se utilizava de um amanuense, que escrevia e ele falava.

ESTA ABERTA. Essa é uma expressão que nos ensina sobre comunhão, falando de que o apóstolo não estava agindo com indiferença para com seus leitores. Como também há quem diga que, os cristãos de Corinto não queriam mais se comunicar com o apóstolo dos gentios, porque os oponentes de Paulo naquela igreja haviam fermentado a comunhão deles com o fundador daquela comunidade cristã, Paulo.

PARA VÓS. Certamente, o autor tem em mente e na sua memória o rosto de cada um dos seus filhos na fé, e que se dirigia diretamente aqueles que lhe conheciam de perto. A realidade é que, da parte de Paulo, não havia dificuldades de comunhão com a igreja de Cristo em Corinto, isso porque, o apóstolo dos gentios amava a todos eles que eram seus filhos na fé. Um estudo detalhado das cartas de Paulo nos faz compreender que o escritor tinha um amor e afeto muito grande pelos seus filhos na fé daquela igreja.

O NOSSO CORAÇÃO. O autor não está se referindo simplesmente ao órgão do seu corpo, chamado coração, e que bombardeia o sangue, o fazendo circular livremente por todos os membros do corpo humano. Mas o escritor fala em termo alegórico, em se tratando do mais íntimo do seu ser, que de fato amava a todos que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto. Até porque , todos eles eram seus filhos na fé.

ESTÁ. Este verbo de ação fala do ato contínuo de comunhão e comunicação da parte de Paulo para com os seus leitores. O autor nos faz saber que ele desejava ardentemente dar a destra de comunhão aos seus leitores, porque se interessava em muito, ajuda-los neste momento de crise, naquela igreja. Paulo só não viajou imediatamente para Corinto, porque o momento não era propício para sua presença.

DILATADO. O desejo do apóstolo era está presente no meio da igreja cristã em Corinto, porem, como o instante não era favorável, ele resolveu escrever esta sua carta, em demonstração de que continuava amando a todos. Todavia, por meio desta sua correspondência, o escritor esboça o que há de mais íntimo no seu interior, ao declarar que estava de coração dilatado para aperfeiçoar a comunhão com aquela igreja. Um coração dilatado, nos fala da abertura do diálogo entre duas ou mais partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...