quinta-feira, 28 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:15

2 Coríntios 8:15 - Como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos.
COMO. Na primeira parte deste mesmo capítulo, (versículos 1-6) o autor incentiva os seus filhos na fé, a seguirem o exemplo das igrejas da Macedônia. Já na segunda parte (versículos 7-15) ele mostra o exemplo supremo de abnegação de Cristo, que era rico e se fez pobre, para que pela sua pobreza enriquecêssemos, com todas as bênçãos espirituais, nos lugares celestiais. E antes de passar para o próximo tópico deste mesmo tema (versículos 16-24) Paulo autentica esta sua carta com o seguinte.

ESTÁ ESCRITO. Esta é uma frase recorrente nos escritos do Novo Testamento, em que os escritores deste tratado buscam mostrar que as crenças fundamentais da nova dispensação da graça de Deus, não entram em choque com os conceitos já conhecidos do Velho Testamento. Especialmente Paulo gosta de demostrar que o evangelho que ele pregava ou ensinava não era isolado das literaturas conhecidas do povo de Deus.

O QUE MUITO. O texto que o nosso escritor se reporta está escrito em Êxodo 16:17-18 - E os filhos de Israel fizeram assim; e colheram, uns mais e outros menos. Porém, medindo-o com o ômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer. É claro que a citação feita por Paulo não diz respeito à ação social, mas ele a usa como alegoria para ensino.

COLHEU. A ordem expressa por Deus era a seguinte: Êxodo 16:16 - Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Colhei dele cada um conforme ao que pode comer, um ômer por cabeça, segundo o número das vossas almas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda. Deus estava através desta provisão, ensinando aos filhos de Israel, que eles eram dependentes do Senhor, e que a cada dia, o Senhor supriria as suas necessidades. E Paulo ensina aos coríntios que confiassem em Deus que é rico.

NÃO TEVE DE MAIS. Desobedeceram a Moisés e colheram além da conta. Êxodo 16:19-20 - E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã. Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles. Paulo quis dizer aos coríntios que o dia de amanhã é incerto, e a melhor coisa a fazer é depender de Deus.

E O QUE POUCO. Uns colheram demais, preocupados com o dia de amanhã, no outro dia o resto não serviu de nada. E os que colheram pouco, ou seja, um ômer, que era pouco, no outro dia não teve falta, porque o Senhor fazia as provisões de cada dia. Os comentaristas afirmam que estes que colheram pouco eram mais confiantes nas provisões de Deus, porque demostravam total e irrestrita dependência de Deus.

NÃO TEVE DE MENOS. Dentro do tema e do tópico em que o escritor vem esboçando aos seus leitores, o que Paulo queria ensinar aos seus filhos na fé é que, eles não se preocupassem com as doações que seriam feitas por eles aos irmãos carentes de Jerusalém, como se depois fosse fazer falta para eles. O mesmo Deus que fez as provisões do maná para os filhos de Israel era o mesmo que cuidaria deles no seu futuro. Quando os filhos dos homens buscam o reino de Deus, o Senhor cuida deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...