segunda-feira, 11 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:8

2 Coríntios 6:8 - Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros.
POR. O apóstolo dos gentios continua relatando sobre as entranhas do seu ministério, bem como falando sobre as coisas que ele já havia passado por ser um embaixador do reino de Deus e de Cristo. E com todas estas informações descobrimos que o apóstolo não teve uma vida nada fácil, em pregar o evangelho da verdade que ele propagava em todas as partes do mundo civilizado de sua época. A título de hoje, ser ministro do evangelho é sinônimo de privilégios sociais, fama, dinheiro, poder sobre os liderados, boa vida, vez e voz. Mas nos começos do cristianismo foi difícil para os líderes.

HONRA. Certamente o autor aponta em direção das lideranças mais privilegiadas da igreja matriz de Jerusalém que andavam por todas as partes gozando dos seus privilégios de pertencerem à elite religiosa da igreja cristã primitiva. Assim como hoje, existem muitos que fazem de tudo para conseguirem se tornar lideranças no meio do povo de Deus, mas não pela importante missão de fazer a obra de Cristo, porque na maioria dos casos, o status de ser um líder cristão é que entra em evidência.

E POR DESONRA. Quando conhecemos a história ministerial do Senhor Jesus, logo descobrimos as dificuldades que enfrentam aqueles que legitimamente fazem a obra de Deus na terra. E no caso de Paulo, não foi diferente, ele que foi uma das lideranças da igreja primitiva, que depois de Cristo, foi mais perseguido, expulso muitas vezes de cidade em cidade, simplesmente por pregar o evangelho da verdade de Cristo.

POR INFÂMIA. Os judaizantes eram perspicazes em perseguirem o apóstolo dos gentios, e para tentarem barrar seu ministério, eles não mediam esforços, no sentido de denegrirem a imagem do missionário. Da mesma forma, os falsos cristãos que faziam oposição à autoridade de Paulo, como sendo apóstolo de Cristo enviado aos gentios. Eles chegavam até mesmo a levantarem falsos testemunhos conta Paulo.

E POR BOA FAMA. Diante da pressão interna das igrejas e dos inimigos externos, o apóstolo dos gentios buscava andar de forma digna, perante Deus, diante da igreja de Cristo e também perante a sociedade opressora dos seus opositores. Com isso, os seus oponentes não conseguiam destruir sua reputação, e Deus o honrava de forma justa perante o seu povo. Por isso que ele era bem conhecido pela igreja de Cristo.

COMO SENDO ENGANADORES. Não que Paulo fosse um enganador, mas esse era o conceito de que tinham seus oponentes, tanto nas igrejas como e principalmente diante dos seus inimigos profanos. Os judaizantes, os gnósticos, os líderes das seitas heréticas do paganismo e as autoridades romanas acusavam a Paulo de ser um enganador, embusteiro, mentiroso. Eles levantavam falso testemunho contra Paulo.

E SENDO VERDADEIROS. O próprio Deus que conhece o mais íntimo dos filhos dos homens aprovou e autenticou o ministério de Paulo, dando-lhe atestado de boa conduta, é tanto que, este apóstolo de Cristo, Paulo, teve um brilhante ministério, até mais eficaz do que, os que eram considerados colunas na igreja matriz de Jerusalém. Paulo não se aproveitava da sua posição para tirar proveito de quem quer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...