terça-feira, 12 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:10

2 Coríntios 6:10 - Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.
COMO. Neste texto, o apóstolo dos gentios fecha uma lista de muitas situações que ele teve que passar por ser um embaixador do reino de Deus e de Cristo, isso porque ele se considerava um cidadão do céu, e, portanto, um estrangeiro aqui na terra, que tinha que enfrentar suas dificuldades por representar o seu país celestial. Para o apóstolo era natural ter que enfrentar tamanhas dificuldades, porque ele via todas estas dificuldades como experiências, que em nada teriam forças para detê-lo.

CONTRISTADOS. Cristo foi um exemplo de homem que teve que enfrentar muitos momentos de angustias, assim como muitos profetas da antiga dispensação. Com Paulo não poderia ser diferente, uma vez que, sempre estava vivendo sob pressão, porque seus oponentes nas igrejas buscavam de todas as formas impedi-lo de realizar seus trabalhos em prol da igreja de Cristo, sem falar dos de fora da igreja.

MAS SEMPRE ALEGRES. No entanto, os embates da vida, as contrariedades que enfrentava no dia a dia, as perseguições que surgiam de todos os lados, as dificuldades financeiras para fazer a obra de Deus, e outras tantas barreiras, não tinham a capacidade de roubar a alegria da alma que o servo de Deus tinha no seu ser interior. Não são as circunstâncias exteriores que rouba a nossa paz interior da nossa alma.

COMO POBRES. Nesta parte, o apóstolo dos gentios fala de suas dificuldades financeiras para realizar suas campanhas evangelísticas, porque tinha que viajar de cidade em cidade, e até de país para país, para fazer missões transculturais. Paulo não recebia ajuda financeira de quem quer que seja, nem mesmo das igrejas, para manter seu ministério, para isso ele trabalhava com suas próprias mãos, construindo tendas, para manter seu ministério, que era independente, para glória de Deus.

MAS ENRIQUECENDO A MUITOS. Muitas vezes o apóstolo e seus companheiros de ministério passavam até fome, porque não tinha as coisas necessárias para sobrevivência, outras vezes ficava detido em determinado lugar, porque não tinha recursos para viajar e fazer missões e visitar as igrejas por ele fundadas. Todavia, suas atividades tornavam a muitos ricos dos tesouros celestiais, pela salvação da alma.

COMO NADA TENDO. Tem um versículo no Novo Testamento que fala diretamente sobre o modo de vida que Paulo tentava viver para Cristo, que é Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. O mais importante para Paulo era as coisas do reino de Cristo.

E POSSUINDO TUDO. Para o escritor, ele tinha tudo, porque nesta vida ele contava com as providências de Deus em seu favor, isso porque o Senhor cuida daqueles que nele confiam. Certamente, este tudo, sobre o qual o apóstolo dos gentios se reporta, deve ser as coisas espirituais, porque quem tem Cristo em sua vida, muitas vezes não tem tudo que quer, mas tem tudo que precisa, ainda nesta vida presente, e por fim, a vida eterna, onde não mais haverá nenhum tipo de necessidade ou pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...