terça-feira, 5 de setembro de 2017

2 Coríntios 5:19

2 Coríntios 5:19 - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
ISTO É, DEUS. No texto anterior, o autor fala de maneira animadora de que tudo provêm de Deus que nos reconciliou consigo mesmo. Se o Criador quisesse teria tomado vingança contra os moradores da terra, e isso de forma justa, porque os filhos dos homens estavam todos destituídos da justificação. Mas, a misericórdia de Deus o levou a tomar uma atitude de bondade, o que é próprio do seu ser, em prol da humanidade. A ação positiva da parte de Deus preservou o mundo e os homens.

ESTAVA EM CRISTO. Temos nesta frase uma ação em potencial, que fala sobre o Emanuel de Deus, ou seja, Cristo era Deus entre os homens. E em várias ocasiões o próprio Jesus falou de sua divindade. Bem como uma ação representativa, quando Deus enviou seu Filho para estabelecer a paz com todos os homens. A verdade é que há uma união de propósito entre o Pai e o Filho, no plano da redenção da criação.

RECONCILIANDO CONSIGO MESMO. Essa reconciliação não se trata de uma simples palavra, porem, foi um ato complexo que o Cristo de Deus realizou em prol da humanidade. Na economia de Deus, tudo estava perdido, e a criação por inteira merecia a destruição, se Deus assim desejasse fazer. No entanto, o Criador resolveu trazer de volta ao plano original, todas as coisas, e todos os mundos visíveis ou não.

O MUNDO. Quando Deus em Cristo veio efetuar a reconciliação, a igreja ainda não existia, o próprio Israel se encontrava na mais terrível condição de rebelião contra o seu Deus e ainda assim rejeitaram o seu Messias. A título de hoje, percebe-se que em tese, foi à igreja de Cristo a beneficiada direta com esta reconciliação, mas o escritor tinha que falar em termos do mundo, porque para a época, não somente os homens precisavam desta reconciliação, mas todo o cosmo, por isso a palavra “mundo”.

NÃO LHES IMPUTANDO SEUS PECADOS. A imputação do pecado equivale à justa retribuição por parte da justiça divina contra os transgressores dos planos de Deus. Mas quando se diz que para reconciliar o mundo consigo mesmo, Deus não imputou os pecados da humanidade, é que a propiciação feita por Cristo aplacou a ira de Deus, por meio da expiação de si mesmo. Com tudo isso se deu a redenção do mundo.

E PÔS EM NÓS A PALAVRA. Este nós é genérico para representar a todos aqueles que de alguma forma fala do evangelho de Cristo Jesus, para semear o conhecimento do nome de Cristo, o Redentor, bem como da sua obra poderosa de redenção. Esta palavra da reconciliação é a mensagem de paz que os embaixadores do reino de Cristo transmitem em todos os lugares do planeta terra, falando da salvação e vida eterna.

DA RECONCILIAÇÃO. A igreja remida de Cristo representa a totalidade na prática desta reconciliação com Deus, uma vez que, a igreja do Senhor Jesus na terra tipifica a realidade da verdadeira reconciliação com o Criador. E é por meio da sua igreja, que o Cristo de Deus leva a sua mensagem de paz com todos os povos do mundo. A título de hoje, raramente vai se encontrar uma nação sem que tenha ouvido a mensagem das boas novas de Cristo. Os mensageiros do reino de Cristo, sempre pregam sobre a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...