quinta-feira, 21 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:14

2 Coríntios 7:14 - Porque, se nalguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado; mas, como vos dissemos tudo com verdade, também a nossa glória para com Tito se achou verdadeira.
PORQUE, SE NALGUMA COISA. É provável que o apóstolo Paulo tenha convencido a Tito de viajar para Corinto, por meio do testemunho de que, os seguidores de Cristo lhe acolheriam da melhor maneira possível, porque o quanto Paulo os conheciam, eles eram de fato, verdadeiros discípulos de Cristo. Apesar de que comentaristas bíblicos afirmam que, antes disto, Paulo havia enviado a Timóteo, e não foi este bem recebido, o quanto, agora seria, segundo Paulo, seu amigo de ministério, Tito.

ME GLORIEI DE VÓS. Como fundador daquela comunidade cristã, o autor sabia muito bem de quem efetivamente eram cada um daqueles que receberiam a Tito e também essa sua carta. Se bem que, conforme as informações que haviam chegado até o apóstolo dos gentios era de que, muita coisa já havia mudado, quanto aos seus filhos na fé, depois de sua ausência daquela igreja, que de princípio era fiel ao evangelho.

PARA COM ELE. Diante dos fatos, Paulo teria que ter bons argumentos para convencer a Tito, que ele deveria viajar até a cidade de Corinto, para tentar contornar os problemas, que estavam dividindo aquela comunidade cristã. Tito aceitou o desafio, mas deve ter viajado para Corinto um tanto receoso, porque o ambiente interno daquela igreja era de controvérsias, contendas, divisões e partidarismo.

NÃO FIQUEI ENVERGONHADO. Pelo contrário, o escritor, com a chegada de Tito, estava mesmo era muito feliz, porque não se envergonhou das recomendações que deu a Tito dos seus filhos na fé. Certamente, o apóstolo Paulo encheu a bola dos seus filhos na fé, falando bem deles para Tito, e não deu outra, eles foram mais do que o apóstolo tinham lhes elogiado. Deus estava no comando deste negócio, até porque os oponentes de Paulo naquela igreja, não estavam falando a verdade sobre ele.

MAS, COMO VOS DISSEMOS COM VERDADE. Do outro lado, o apóstolo dos gentios também já havia falado bem do seu companheiro de ministério para os seguidores de Cristo naquela igreja. Não se sabe se esta referência diz respeito a quando Paulo esteve presente naquele lugar, ou se por meio das cartas. Verdade é que, diferente do que ouve com Timóteo, que não deu certo sua missão, com Tito seria bem melhor.

TAMBÉM A NOSSA GLÓRIA PARA COM TITO. De ambos os lados, o escritor achou respaldo para suas boas intenções, isso porque, chegando Tito naquela igreja, encontrou um povo disposto a reatar sua comunhão com o apóstolo dos gentios. E do outro lado, Tito também correspondeu à altura, no sentido de mostrar disposição em apaziguar os maus entendidos, que os oponentes de Paulo havia criado contra ele.

SE ACHOU VERDADEIRA. O resultado da missão positiva de Tito, na igreja de Cristo que estava em Corinto, por si só já fala das verdades dos fatos. Os oponentes de Paulo naquela igreja ficaram envergonhados, e o bom testemunho do fundador daquela comunidade cristã foi preservado. Os seguidores de Cristo naquela igreja mostraram que eram fieis ao evangelho de Cristo, Tito estava feliz e Paulo muito mais ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...