sábado, 23 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:5

2 Coríntios 8:5 - E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao SENHOR, e depois a nós, pela vontade de Deus.
E NÃO SOMENTE FIZERAM. O exemplo dado pelos servos de Cristo na Macedônia deu ao apóstolo Paulo força e coragem para que ele continuasse com suas campanhas de arrecadação de alimentos para os as igrejas que estavam passando dificuldades. As igrejas fundadas pelo apóstolo e seus amigos de ministério naquela região se entregaram de corpo e alma aos trabalhos de andarem de casa em casa, recolhendo os alimentos, depois levavam para os pontos de arrecadação e entregavam a Paulo.

COMO NÓS ESPERÁVAMOS. Na realidade, o desejo de Paulo era exatamente isso mesmo, que todos aprendessem a cooperar com os mais necessitados. Ele não somente levava a mensagem do evangelho, a quem ainda não conhecia a Cristo, mas em praticamente todas as igrejas que ele fundava, criava o departamento de ação social, para então recolher alimentos e distribuir com os mais carentes das igrejas.

MAS A SI MESMO. Ao que tudo indica, o apóstolo dos gentios por onde passava, principalmente, nos seus trabalhos de discipulados dos novos convertidos, ele falava a respeito da importância de suas campanhas de ação social em prol dos carentes das igrejas em dificuldades, principalmente da Judeia. E neste caso, das igrejas da Macedônia, era o suficiente para que os irmãos, tomassem a iniciativa de contribuir.

SE DERAM. A si mesmo se deram. Esta é uma frase que nos faz perceber que os servos de Cristo em toda a Macedônia, chegaram para Paulo e se colocaram a disposição para abraçar esta causa, como se fossem eles mesmo que estivessem precisando de ajuda. Eles se colocaram no lugar daqueles que mais precisavam, essa é uma forma de sentir o que o nosso próximo sente em suas necessidades. Além de contribuírem com alimentos e outras coisas, eles mesmo se dispuseram em trabalhar nesta obra.

PRIMEIRAMENTE AO SENHOR. Os filhos na fé do apóstolo Paulo, logo entenderam que este serviço em favor dos carentes, além de ser uma iniciativa de Paulo, também estava no coração de Cristo, ele que ensinou o grande mandamento do amor fraternal. Viram que este trabalho em benefício das igrejas perseguidas, estava de acordo com a vontade do Senhor Jesus, e deram a destra a Paulo neste trabalho de ação social.

E DEPOIS A NÓS. A ciência da psicologia afirma que, a mente do ser humano se sente bem, quando pratica o que é bom pelo seu semelhante. Paulo estava por demais feliz, em ter o privilégio de poder fazer este serviço em prol das igrejas. Como também os seus filhos na fé, seguindo o mesmo exemplo dele, da mesma forma, abraçavam a causa, como se este trabalho fosse deles mesmo, e isso era maravilhoso.

PELA VONTADE DE DEUS. Com essa frase, o escritor deixa bem claro que, este serviço em prol das igrejas que estavam passando dificuldades financeiras, não era somente do seu desejo, mais que, acima de tudo estava partindo do coração de Deus e de Cristo Jesus, a prova disto é que este trabalho prosperou muito. Mostrando o exemplo dos irmãos que faziam parte das igrejas da Macedônia, o apóstolo dos gentios desejava motivar os seus leitores da igreja em Corinto a fazerem o mesmo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...