sexta-feira, 8 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:5-6

2 Coríntios 6:5-6 - Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns. Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido.
NOS AÇOITES, NAS PRISÕES. O apóstolo dos gentios trazia em seu corpo as marcas de Cristo e isso em se tratando de suas cicatrizes, por muitas vezes ter sido maltratado e chicoteado por defender ao evangelho poderoso de Cristo. Sobre suas prisões, podem ser vistas nas páginas do Novo Testamento, como a tradição cristã nos fala de prisão em Éfeso, Jerusalém, Cesaréia, Filipos e em Roma. Aqueles que estavam sendo usados pelo diabo contra o cristianismo tentavam detê-lo em suas atividades pelo evangelho.

NOS TUMULTOS, NOS TRABALHOS. Não se sabe ao certo, quantos motins se levantaram contra o servo de Deus, por onde ele passava pregando o evangelho de Cristo. Já no que diz respeito as suas atividades em prol do reino de Cristo, ele foi um dos mais eficientes evangelistas de sua época. Sem falar nos trabalhos seculares para manter seu ministério, pois, ele não aceitava salário de ninguém para fazer a obra.

NAS VIGÍLIAS NOS JEJUNS. Estas vigílias, hora eram feitas com a igreja, para buscar a presença de Deus, ora eram em suas campanhas evangelísticas, pregando o evangelho a tempo e fora de tempo. Paulo era descendente de Judeus, eles que tinham o bom costume de praticarem a abstinência de alimentos, com o fito de buscarem o favor de Deus por meio do jejum. Outras vezes, era falta de alimentos mesmo.

NA PUREZA, NA CIÊNCIA. Essa pureza fala a respeito da simplicidade, da devoção nas coisas do reino de Deus, na sinceridade em servir a Deus e a igreja com um coração imaculado. Já no que diz respeito à ciência, sobre a qual fala o escritor, diz respeito a sua dedicação em examinar e estudar as escrituras para edificar as igrejas com a palavra de Deus. Além das revelações que Deus lhe deu, percebe-se que o apóstolo dos gentios era profundamente conhecedor dos mistérios de Deus, pelas Escrituras.

NA LONGANIMIDADE, NA BENIGNIDADE. A vida de Cristo foi o modelo a ser seguido pelos seus servos quanto a sofrer com resignação, sem, no entanto, revidar aos seus opositores. E Paulo aprendeu a não tomar vingança dos seus oponentes, mas sempre lhes perdoava. Além de que, ele era benigno para com os seus oponentes, quando em vez de lhes expulsarem da igreja, lhes perdoavam por meio da benignidade.

NO ESPÍRITO SANTO. Esse é o ponto mais preciso deste texto, porque o escritor fala de sua busca permanente e incessante pela presença gloriosa do Espírito Santo em sua vida. Para fazer a obra que ele fez em prol do evangelho de Cristo, sozinha não era possível, mas com o apoio direto de Espírito Santo, é que o progresso foi se tornando realidade. Quem quiser fazer de forma correta a obra de Deus só pelo Espírito Santo.

NO AMOR NÃO FINGIDO. Este era o amor de Paulo por Deus e por Cristo, pelo evangelho que ele pregava aos gentios e pela obra de Deus em geral. Como também pelo seu grande amor sincero que ele tinha pelos seres humanos, e principalmente pelos seus filhos na fé. Paulo aprendeu na prática a viver com todos, o amor fraternal, que constitui o ápice da lei de Cristo Jesus, ele que morreu por amor a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...