sábado, 16 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:2

2 Coríntios 7:2 - Recebei-nos em vossos corações; a ninguém agravamos, a ninguém corrompemos, de ninguém buscamos o nosso proveito.
RECEBEI-NOS. O apóstolo continua buscando a reconciliação com os seus leitores, isso porque Paulo era por demais amoroso para com os seus filhos na fé, e esta sua carta, ainda que um pouco dura, principalmente a partir do capítulo dez, é porque o apóstolo dos gentios queria o melhor para seus leitores. É aquela velha máxima, o pai que ama, castiga o filho, a quem ama de verdade. Para o escritor foi importante ganha-los para Cristo, como era importante também mantê-los no evangelho de Cristo Jesus.

EM VOSSOS CORAÇÕES. Certamente, os cristãos de Corinto ainda traziam consigo em seus pensamentos e mentes, a lembrança de Paulo e de suas muitas atividades em prol daquele povo. Porem, o fundador daquela comunidade cristã queria está no mais profundo do ser de cada um dos seus filhos na fé, no coração deles todos. O autor sentia a necessidade de manter comunhão com aquela igreja, que ele amava muito.

A NINGUÉM. Esta palavra é repetida três vezes, reiterando a sua forma correta de tratar a todos com quem conviveu em Corinto, quando ali esteve na fundação daquela igreja e na sua visita posterior. Se alguém tinha alguma acusação contra Paulo, era algo que inventaram, e não de forma justa, isso porque, o comportamento do apóstolo foi correto em toda a maneira de viver, das vezes em que esteve entre eles.

AGRAVAMOS. Na verdade, o escritor estava sendo vítima de muitas acusações por parte dos seus oponentes, de todos aqueles que desejavam prejudicar a comunhão que havia entre o apóstolo e seus filhos na fé. Porem, da parte de Paulo, ninguém podia lhe acusar de ter denegrido a imagem de quem quer que seja. O apóstolo dos gentios quando abria sua boca era para pregar o evangelho das boas novas e falar a respeito de Cristo Jesus, como sendo o Messias de Deus, prometido nas Escrituras.

A NINGUÉM CORROMPEMOS. Pelo contrário, as atividades de Paulo em Corinto, e em qualquer dos campos missionários que ele esteve fazendo missões, os seus trabalhos de evangelização era para fazer dos cidadãos, pessoas melhores, porque quem de verdade se converte pelo poder do evangelho, passa a ser um cidadão de bem. Corromper neste caso é levar alguém a ser prosélito de heresias da religiosidade.

DE NINGUÉM BUSCAMOS. O que o apóstolo dos gentios buscava, era levar as pessoas a Cristo e a reconciliação com Deus. Ele não estava interessado nos bens materiais de ninguém, nem esperava recompensa financeira de quem quer que seja. Paulo trabalhava com suas próprias mãos, na fabricação de tendas, para não ser pesado a ninguém, ele não aceitava nem mesmo ser sustentado pelas igrejas por ele fundadas.

TIRAR PROVEITO. Será que esta mensagem da palavra de Deus não serve de alerta para aqueles que, a título de hoje, vivem praticando o comercio da fé, que se utilizam do evangelho para tirarem proveito financeiro da igreja de Cristo? Diante desta palavra da parte de Paulo, percebe-se que, quase todas as organizações religiosas, estão fora do padrão do Novo Testamento, quando determinam recompensas financeiras para aqueles que fazem, supostamente a obra de Deus. O que fazem é ativismo religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...