domingo, 24 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:6

2 Coríntios 8:6 - De maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também acabasse esta graça entre vós.
DE MANEIRA QUE. Paulo percebeu que Tito havia caído na graça do povo de Deus na igreja de Corinto. No momento mais difícil, nem o próprio Paulo teve a disposição de visitar aquela igreja, porque se lá fosse, seria muito duro com todos eles. Segundo os comentaristas, Timóteo tentou ajudar, mas não teve a aceitação dos coríntios. Tito, sim, chegando de mansinho, conseguiu apaziguar as discórdias que haviam naquela igreja, e retornou para Paulo com as boas notícias de reconciliação com a apóstolo.

EXORTAMOS. Em muitas referências do Novo Testamento, esta palavra funciona como “conselho” que ao que tudo indica seria neste caso, Paulo aconselhou a Tito que ele ficasse responsável pela coordenação deste trabalho de ação social na igreja de Corinto. Até porque, depois da visita de Tito aquela igreja, ele havia conquistado o respeito do povo de Deus naquele lugar, portanto, era a pessoa certa para tal serviço.

A TITO QUE. Tito era natural da Ilha de Chipre, que segundo a tradição cristã, mais tarde se tornou uma das lideranças proeminentes do cristianismo em Creta, mas que neste momento estava a serviço do ministério de Paulo, e como se ver, completamente envolvido com a igreja de Corinto. Durante anos ficou a disposição do apóstolo Paulo, e Tito ajudava ao apóstolo dos gentios, o representando nas igrejas.

ASSIM COMO ANTES. O autor fala da viagem empreendida por Tito, a mando de Paulo para tentar resolver problemas sérios na igreja de Corinto, o que deu certo. Se a missão reconciliadora de Tito naquela igreja foi bem sucedida, agora, não seria diferente. Até porque, agora, muito mais do que antes, Tito estava cheio de confiança, neste negócio, porque neste momento contava com a amizade de todos eles. Certamente Paulo aconselhava a Tito, baseado no progresso de Tito em Corinto.

TINHA COMEÇADO. Na realidade, a viagem de Tito para a igreja de Corinto, enviado por Paulo, tinha outros objetivos, que era apagar os incêndios contra o apóstolo dos gentios naquela igreja, o que Tito fez muito bem. Os indicativos também nos mostram que, além de resolver os problemas específicos entre a igreja de Corinto e Paulo, Tito também tentou implantar os serviços de ação social naquela igreja.

ASSIM TAMBÉM ACABASSE. Parece que Tito, não se empenhou totalmente na implantação das campanhas de arrecadação de alimentos para as igrejas carentes, principalmente de Israel, até porque, tinham questões mais importantes e urgentes a serem resolvidas naquela igreja, e naquele momento. Mas agora, em uma segunda viagem, ficaria mais fácil para Tito, porque os problemas anteriores estavam sanados.

ESSA GRAÇA ENTRE VÓS. Mais uma vez, o escritor chama este trabalho e serviço de ação social de graça, porque este era um serviço voluntário de quem faziam as doações, uma vez que assim faziam, sem nem conhecerem os beneficiários, que iriam receber as doações. Paulo estava confiante de que, como Tito resolveu as broncas que haviam na igreja de Corinto, este serviço de ação social, feito sua conscientização por Tito, seria moleza de convencer os seguidores de Cristo naquela igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...