quinta-feira, 14 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:16

2 Coríntios 6:16 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
E QUE CONSENSO TEM O TEMPLO DE DEUS. Quando o autor fala sobre consenso, neste caso, ele está falando de aceitação, de união e comunhão. No que diz respeito ao templo de Deus, certamente ele está pensando nos templos que foram construídos em Israel, como lugar de adoração ao único Deus verdadeiro. Teve o templo construído por Salomão, o segundo por Zorobabel e o terceiro ainda em construção no tempo de Cristo, por Herodes. Onde somente Deus era objeto de culto e adoração.

COM OS ÍDOLOS? Os ídolos referidos pelo apóstolo dos gentios são as falsas divindades, criadas pela imaginação dos idólatras, e mais especificamente pelos líderes religiosos das seitas heréticas do paganismo. Estes ídolos sempre foram adorados por meio das imagens de esculturas, porque não existem, e com isso precisam de uma representação material e visível para ser objeto de culto e adoração.

PORQUE VÓS SOIS O TEMPLO DE DEUS. Agora, o escritor fala sobre uma nova realidade para o tempo da nova dispensação da graça de Deus, por meio de Cristo Jesus. Com a implantação deste novo tempo, Cristo estabeleceu um novo jeito de adoração ao Deus verdadeiro, em que, o adorador passou a ser o templo de Deus em Espírito. Neste caso, o templo somos cada um de nós, os remidos do Senhor Jesus.

COMO DEUS DISSE: NELES HABITAREI. Como era de costume, Paulo se utiliza de citações feitas no Velho Testamento, como prova de que a fé cristã não está baseada em simplesmente ideologia dos pregadores do evangelho das boas novas, mas que tem base sólida naquilo que já estava previsto na antiga dispensação. A antiga dispensação já previa a inauguração de um novo tempo, também chamado de nova dispensação da graça de Deus para a humanidade por meio da obra de redenção.

E ENTRE ELES ANDAREI. Isso fala de comunhão do Deus verdadeiro com os seus adoradores. Antes da queda da raça humana, ainda no Jardim do Éden, por meio do nobre casal Adão e Eva, o Senhor Deus vinha ter diariamente com o casal naquele lugar, mas com a queda, houve a separação, a perda da comunhão. Em Cristo, esta comunhão foi reatada, porque ele abril novamente o caminho de acesso a Deus.

E EU SEREI O SEU DEUS. Esta foi uma promessa feita por Deus para o tempo da nova dispensação, mas que foi feita ainda no tempo da velha dispensação. Ezequiel 37:26 - E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

E ELES SERÃO O MEU POVO. Esta mesma promessa foi confirmada já no tempo da nova dispensação da graça de Deus. Hebreus 8:10 - Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo. O escritor fala do novo Israel de Deus, que é a igreja de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...