sábado, 16 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:1

2 Coríntios 7:1 - Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
ORA, AMADOS. Neste capítulo sete, o escritor mostra sua alegria, com a chegada de Tito, por ver o resultado positivo que produziu sua primeira carta enviada para a igreja de Cristo em Corinto. No entanto, este primeiro versículo funciona como a conclusão do capítulo anterior e ao mesmo tempo com uma nova introdução de um novo tema de sua epístola. O certo é que, o apóstolo já visualiza uma luz no fim do túnel.

POIS QUE TEMOS TAIS PROMESSAS. O evangelho está repleto de maiores e melhores promessas para os seguidores do reino de Cristo, em comparação com a antiga dispensação da lei, em que suas promessas são terrenas e temporais. Já as promessas propostas no evangelho da nova dispensação são para esta vida, sim, mais principalmente para a vida futura, porque são promessas eternas de Deus.

PURIFIQUEMO-NOS. Diante do que nos está proposto no evangelho das boas novas, é sábio aquele que faz a opção em renunciar as coisas deste mundo, pelas promessas de esperança para a eternidade. Os seguidores do judaísmo se purificavam por meios de rituais e celebrações pontuais. Mas os cristãos se purificam, se separando das coisas profanas e se dedicando em buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. A purificação cristã não é superficial, mas sim, profunda, pelo Espírito.

DE TODA A IMUNDÍCIA DA CARNE E DO ESPÍRITO. A purificação da carne é a renúncia das concupiscências carnais, como obras da carne e dos desejos mais promíscuos que o ser humano pode desejar. Já a purificação do espírito nos fala da regeneração, isso porque, o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, porem, o pecado maculou o espírito do homem, enquanto o novo nascimento regenera o seu interior.

APERFEIÇOANDO. Para tanto, o homem precisa percorrer o caminho do desenvolvimento espiritual, que começa quando do exercício da fé plena no nome de Cristo e em sua perfeita obra de redenção em prol dos seus remidos. E Prossegue por meio do novo nascimento, que nada mais é do que o mergulho na regeneração espiritual, com a transformação necessária da vida, a fim de ser uma nova criatura.

A SANTIFICAÇÃO. Para quem deseja chegar diante da presença de Deus como bem-aventurado, tem que seguir a santificação. Hebreus 12:14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Devemos ser santo em tudo, Pedro 1:15 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Essa santificação é a separação das coisas do mundo.

NO TEMOR DE DEUS. O temor do Senhor é o ponto chave por meio do qual os servos de Cristo se santificam em suas vidas diárias, isso porque, este temor do Senhor gera a consciência de que Deus tudo vê e tudo conhece. De forma que, viver no temor do Senhor é saber que o Senhor está presente em todos os momentos de nossa vida, portanto, nos faz monitorar nossos atos e palavras, no sentido de não praticarmos coisas erradas. Esse temor devido a Deus gera responsabilidade em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...