sexta-feira, 29 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:17-18

2 Coríntios 8:17-18 - Pois aceitou a exortação, e muito diligente partiu voluntariamente para vós. E com ele enviamos aquele irmão cujo louvor no evangelho está espalhado em todas as igrejas.
POIS ACEITOU A EXORTAÇÃO. O autor fala a respeito de Tito, que no texto anterior é citado, como a pessoa ideal, que fora incumbida de convencer os irmãos de Corinto a fazer este serviço de ação social, em prol dos necessitados deste momento na Judeia. Mais uma vez, a palavra exortação é colocada com o sentido de conselho, em que o apóstolo dos gentios incentiva a Tito viajar para Corinto e cumprir essa missão.

E MUITO DILIGENTE PARTIU. Ouvindo as palavras de Paulo neste negócio, Tito não questionou, mas de ânimo redobrado de imediato logo decidiu que tal missão era boa e proveitosa. Talvez se fosse em outro lugar, Tito resistisse um pouco, mas como era em Corinto, ele se prontificou diligentemente em viajar, até porque, naquela igreja, a bem pouco tempo, ele esteve a mando de Paulo, e foi muito bem recebido.

VOLUNTARIAMENTE PARA VÓS. Esta forma voluntária em que Tito se prontificou em viajar mais uma vez para Corinto, não quer dizer que em outras missões, ele cobrasse ou se negasse a cumprir seu papel como ministro do evangelho. Porem, o escritor fala da forma animada e corajosa em que Tito se dispôs em executar mais uma missão. Tanto Paulo como seus companheiros de ministério, faziam tudo de forma voluntária pelo reino de Deus e de Cristo, sem depender de ninguém para fazer a obra.

E COM ELE ENVIAMOS. Diferente da outra viagem que Tito fez a pedido de Paulo para resolver problemas de divisão na igreja de Corinto, desta vez, Paulo sentiu a necessidade de enviar com seu amigo de ministério outra pessoa, para lhe ajudar nesta tarefa de recolher os alimentos para serem enviados para suprir as necessidades que as igrejas na Judeia estavam passando neste momento difícil em Israel.

AQUELE IRMÃO. Ninguém de bom censo vai dar um nome de forma a sustentar que seja fulano, cicrano ou beltrano, a este irmão. Apenas conjecturas são levantadas sobre Apolo, que exerceu atividades naquela igreja, Marcos que também era um dos cooperados de Paulo, e por fim, Lucas ou qualquer outro, que também faziam parte da equipe de confiança do apóstolo Paulo e que podia ajudar a Tito nesta missão.

COJO LOUVOR NO EVANGELHO. Neste complemento da informação sobre tal irmão, é que se especulam de que este irmão era um evangelista. Por isso que, alguns comentaristas falam sobre Marcos ou Lucas, por conta dos evangelhos que foram escritos por eles. No entanto, é mais seguro se afirmar que este complemento se refere às atividades evangelísticas do tal irmão em pregar o evangelho de Cristo.

ESTÁ ESPALHADO EM TODAS AS IGREJAS. O que o escritor está de fato declarando é que esse irmão, continua no anonimato, sem, no entanto, ser revelado o seu nome. Todavia, que sua fama já havia se espalhado por todas as igrejas daquela época, por isso que, alguns defendem que Paulo se referia a Apolo, ele que era um pregar do evangelho bastante eloquente, dada a sua sabedoria e conhecimento das escrituras. Paulo resolveu enviar uma comitiva e não somente a Tito para fazer este serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...