quinta-feira, 28 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:16

2 Coríntios 8:16 - Mas, graças a Deus, que pôs a mesma solicitude por vós no coração de Tito.
MAS. Não se sabe ainda o motivo porque o próprio Paulo não se dispunha a viajar até a igreja de Corinto e resolver todos os problemas que tinha que ser resolvido. Em um primeiro momento, ele afirma que se lá fosse, teria que ser grosso com os seus filhos na fé naquela igreja, por conta das injustiças que estavam praticando contra ele. Mas, com a chegada de Tito, tudo estava resolvido. Há quem diga que ele estava tão envolvido com a obra missionária na Macedônia, que agora, não poderia viajar.

GRAÇAS. Ações de graças a Deus sempre foi um bom costume dos praticantes do monoteísmo, passando pelo povo de Israel e chagando a todos os cristãos verdadeiros. Essa é uma forma de reconhecer que todos os favores recebidos, sejam eles grandes ou pequenos, vem do alto, do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. Quem agradece a Deus, deixa a porta aberta para receber mais bênçãos.

A DEUS. Este é o Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, ele que trabalho de maneira permanente em favor dos seus filhos e filhas. Conhecido como o Deus Todo-poderoso, que faz tudo que lhe apraz, porque seu poder não tem limites. Como fonte de bênçãos na vida dos seus adoradores, este Deus faz coisas extraordinárias em benefício de quem nele deposita sua esperança, confiança e fé.

QUE PÔS. Como Paulo não podia viajar até a cidade de Corinto para fazer valer sua campanha de ação social em favor dos carentes das igrejas da Judeia, então ele mais uma vez pôde contar com a ajuda de um dos seus companheiros de ministério. É como se Paulo tirasse com carinho do seu próprio coração este propósito, e com muita sapiência transportasse para o mais íntimo do ser de Tito. Percebe-se que este serviço que Paulo realizava em favor dos necessitados, era algo muito especial para ele.

A MESMA SOLICITUDE. Desta forma falando, é como se o apóstolo dos gentios afirmasse que, o seu projeto em favor dos seus irmãos da Judeia, saísse do seu próprio coração sem nenhuma alteração, e chegasse sem modificação no coração de Tito. Ou podemos ainda conjecturar que, o escritor esteja falando sobre a igualdade de solicitude que houve na região da Macedônia, deveria ser implantada em Corinto.

POR VÓS NO CORAÇÃO. Se o escritor fala em comparação de atividades entre a Macedônia e Corinto por Tito, então, pode-se pensar na possibilidade de este mesmo trabalho que seria feito em Corinto, teve de antemão, o envolvimento de Tito também na Macedônia. O que se pode perceber é que, tudo já estava programado por Paulo e aceito por Tito em executar mais uma tarefa importante naquela igreja amada.

DE TITO. Paulo, pela sua grande experiência de vida, e como ministro do evangelho do Senhor Jesus, percebeu que Tito caiu na graça dos seguidores de Cristo na cidade de Corinto, por essa razão, lhe incumbiu de mais uma responsabilidade naquela igreja. Problemas mais difíceis, Tito já havia resolvido em outra missão dada por Paulo em Corinto, agora, era café pequeno, até porque este serviço era voluntário e por amor, assim sendo, os irmãos de Corinto, só aceitavam esta incumbência se desejassem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...