segunda-feira, 11 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:9

2 Coríntios 6:9 - Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos.
COMO DESCONHECIDO. Como esta é uma carta de Paulo em sua própria defesa e de seu ministério, estes pontos abordados pelo autor são justamente indicativos de que o apóstolo era efetivamente acusado nestes assuntos que ele destaca. É provável que os seus oponentes lhe acusassem de que o apóstolo dos gentios havia abandonado a igreja por ele mesmo fundada na cidade de Corinto. E isso porque Paulo era um missionário transcultural, que vivia viajando para semear o evangelho.

MAS SENDO BEM. O fato é que, o missionário do reino de Cristo, antes de se converter ao cristianismo, muito tinha prejudicado a igreja do Senhor Jesus, com suas perseguições contra o povo de Cristo. Mas depois que teve um encontro pessoal com o Cristo de Deus, ele muito se esforçava para reparar os danos que ele mesmo havia provocado ao cristianismo. Além de que ele foi chamado por Cristo para isso mesmo.

CONHECIDO. No entanto, quando o apóstolo chegava em uma cidade, como foi no caso de Corinto, ele ficava o tempo suficiente para evangelizar as pessoas, aplicava de forma intensa a prática do discipulado cristão, constituía lideranças locais, e só depois partia para outro campo missionário. E como era de costume, ele não abandonava tal comunidade cristã, fazia suas visitas e enviava suas comunicações por cartas.

COMO MORRENDO. Também os seus oponentes o acusavam de ser uma pessoa enferma, frágil e debilitada, que não dava conta das igrejas por ele fundadas. Ainda diziam que o apóstolo a qualquer momento seria eliminado pelos seus opositores, porque os judaizantes, os gnósticos, os líderes das seitas heréticas e as autoridades romanas buscavam ocasião permanentemente para condenarem a morte o apóstolo dos gentios, coisa que mais tarde no ministério de Paulo, conseguiram fazer.

E EIS QUE VIVEMOS. Até o momento, foram muitas as investidas contra o servo de Deus, porque o problema maior não era apenas o apóstolo dos gentios, mas o que as trevas e o mal desejavam realmente era barrar o crescimento e desenvolvimento da religião de Cristo no mundo. E Paulo foi um dos pioneiros em divulgar as boas novas de Cristo por todas as partes, no mundo civilizado de sua época, como missionário.

COMO CASTIGADOS. Depois de Cristo, nenhum outro dos líderes do cristianismo foi tão castigado quanto o apóstolo dos gentios, e isso porque teve que enfrentar muitas dificuldades para cumprir sua missão como emissário da mensagem do evangelho de Cristo aos gentios. As perseguições estavam sempre em evidência, muitas vezes açoitado, passando perigo dos de sua nação e dos seus oponentes.

E NÃO MORTOS. Na época em que o cristianismo nasceu, o paganismo predominava nas cidades antigas onde Paulo fazia suas campanhas evangelísticas. De forma que, aonde o apóstolo chegava com sua equipe de evangelização, de imediato se levantavam os líderes das seitas pagãs contra o servo de Deus, porque ele representava uma ameaça para as demais religiões pagãs. Assim sendo, de muitas formas investiam contra a vida de Paulo, ao ponto de quase sempre tentar mata-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...