terça-feira, 19 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:9

2 Coríntios 7:9 - Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
AGORA FOLGO. Acreditamos que antes, quando o apóstolo dos gentios soube da situação difícil em que se encontrava a igreja de Cristo na cidade de Corinto, ele deve ter ficado arrasado, isso porque ele tinha a todos como seus filhos na fé. E mesmo tendo enviado sua carta àquela igreja por mãos de Tito, continuava a sua amargura de espírito, porque não sabia qual seria a reação dos irmãos, ao tomarem conhecimento das exortações fortes do apóstolo para com todos eles. Mas agora estava tudo bem.

NÃO PORQUE FOSTES CONTRISTADOS. Se realmente trata do tempo em que os leitores de Paulo receberam sua carta severa, os últimos três capítulos desta mesma carta, segundo alguns comentaristas afirmam, então, por um pouco período de tempo ficaram como que tristes com o apóstolo dos gentios, isso porque, o escritor mostrou os pontos vulneráveis em que eles estavam falhando. Certamente não gostaram.

MAS PORQUE FOSTES CONTRISTADOS PARA ARREPENDIMENTO. É provável que os irmãos da igreja de Cristo em Corinto estavam esperando a presença de próprio Paulo entre eles, porem, isso não foi possível, porque o momento não era possível à chegada do apóstolo, por conta que Paulo estava se sentindo traído por eles. De repente chega uma carta revelando que todos eles estavam errados precisando se converterem.

POIS FOSTES CONTRISTADOS. A reação imediata, que a ausência de Paulo com suas explicações sobre muita coisa, provocou tristeza profunda nos seus filhos na fé em Corinto, decepção geral para todos eles, porque estavam contando com sua presença, e chega uma carta, bastante forte contra seus erros. Assim, ficaram abatidos, mas tudo foi para que reconhecessem que estavam errados e se arrependessem.

SEGUNDO DEUS. A vida de Paulo era uma carta aberta diante de Deus, porque conforme ele próprio deixou escrito em (Gálatas 2:20) não vivia mais para si mesmo, mas para Cristo Jesus nosso Senhor. De forma que, Deus permitiu que coisas acontecessem naquela igreja contra o apóstolo, para que no final das contas, reatar a amizade que havia entre o fundador daquela igreja e todos os seus filhos na fé.

DE MANEIRA QUE POR NÓS NÃO PADECESTES. O escritor tenta justificar sua atitude em enviar sua carta aos seus filhos na fé, mesmo que no primeiro momento, eles acharam estranho em que Paulo lhes acusava de estarem falhando em suas fidelidades para com o apóstolo, mas que não tinha o objetivo de provocar prejuízos para nenhum deles. Paulo deve ter orado para que Deus tomasse a frente em tudo.

DANO EM COISA ALGUMA. Desde os primeiros momentos, em quando o apóstolo dos gentios esteve presente naquela cidade fazendo suas campanhas evangelísticas, que suas intensões eram as melhores possíveis para com os cidadãos daquela cidade. E muito mais depois que os conquistou para Cristo. Paulo não usou do expediente de explorar a ninguém financeiramente, é tanto que ele trabalhava em sua profissão para se manter, e manter seu ministério, isso para não depender de quem quer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...