quinta-feira, 21 de setembro de 2017

2 Coríntios 7:15-16

2 Coríntios 7:15-16 - E o seu entranhável afeto para convosco é mais abundante, lembrando-se da obediência de vós todos, e de como o recebestes com temor e tremor. Regozijo-me de em tudo poder confiar em vós.
E O SEU ENTRANHÁVEL AFETO PARA CONVOSCO. Tito se apaixonou pela igreja de Cristo que estava em Corinto, foi amor à primeira vista. E Paulo percebeu que o carinho que seu amigo de ministério sentia por aquela igreja, não era apenas por um instante ou coisa superficial, é tanto que ele fala de um amor profundo, com raízes no mais íntimo do seu ser, porque a palavra “afeto” fala de rins e coração, e dos sentimentos mais puros que alguém pode sentir por outro ou por alguma coisa.

É MAIS ABUNDANTE. O apego que Tito sentiu pela igreja de Cristo na cidade de Corinto era maior do que o amor falso que os oponentes de Paulo sentia por todos eles. Há quem diga que o amor que Tito sentia pela igreja cristã de Corinto fosse igual ao o amor que Paulo sentia também pelos seus filhos na fé naquele lugar. Isso porque este afeto abundante, fala de algo que transbordava e que enchia até derramar.

LEMBRANDO-SE DA OBEDIÊNCIA DE TODOS VÓS. Tito chegou de volta à presença de Paulo repleto e completo de contentamento, por ter cumprido uma missão repleta de sucesso e progresso. Só falava do modo harmonioso pelo qual foi acolhido no meio da igreja de Cristo. Não saia de sua mente o modo com que os seguidores de Cristo obedeciam em tudo, seus conselhos, exortações, pedidos e solicitações diversas.

E DE COMO O RECEBESTES. Provavelmente houve festa na igreja de Corinto com a chegada daquele homem de Deus. E isso foi o que mais surpreendeu a Tito, uma vez que, seu coração quando partiu, saído da presença de Paulo, foi carregado de preocupações, as notícias é que Timóteo não havia sido bem recebido naquela igreja. Porem, com Tito, foi absolutamente diferente, ele caiu na graça de todos, de tal maneira que, de imediato lhe deram a destra de comunhão, obedecendo em tudo.

COM TEMOR E TREMOR. Há quem diga que Tito não chegou dando moleza para ninguém, certamente ele pensou consigo mesmo, ou tudo ou nada, ou eu resolvo esta bronca ou eles me matam! E isso gerou temor nos corações de todos os que lhe ouviam. A verdade é que Deus estava neste negócio, e era do interesse dele resolver todas as querelas, por isso que respeitaram a Tito, tremeram na base e obedeceram.

REGOZIJO-ME DE EM TUDO. O que aconteceu em Corinto, e a forma como foram amigos de Tito, isso provocou muita alegria no coração de Paulo, porque o apóstolo tinha a todos eles como seus filhos na fé. O teor das cartas que nos chegou de Paulo a esta igreja nos revela seu amor e cuidado para com todos eles. Assim sendo, por ver agora, que estava tudo bem, isso não tinha preço para o apóstolo dos gentios.

PODER CONFIAR EM VÓS. Não há dúvida que Paulo, ao enviar Tito à igreja de Corinto, certamente encorajou demasiadamente seu companheiro de ministério, sobre que ele seria bem recebido pelos irmãos, até porque Paulo conhecia a todos eles. O resultado foi este, que os seus filhos na fé não lhe decepcionaram, mas corresponderam à altura, acolhendo suas recomendações e o seu enviado, Tito, que o representava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...