quinta-feira, 1 de julho de 2021

Atos 19:34

Atos 19:34 - Mas quando conheceram que era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios.
MAS QUANDO CONHECERAM. Não temos como saber por que Alexandre foi o primeiro a se pronunciar naquela assembleia, talvez porque o escrivão da cidade, ou outro que estava à frente da audiência possa ter compreendido que todo aquele movimento era contra os judeus. No entanto, quando a multidão reconheceu que Alexandre era judeu, não aceitaram nem que ele fizesse o seu discurso, e a multidão começou a gritar, e o alvoroço se tornou estarrecedor no teatro público da cidade. QUE ERA JUDEU. Não muito tempo atrás, os judeus haviam sido expulsos de Roma pelo imperador Claudio, e esta notícia percorreu todas as colônias do império político de Roma, como algo muito negativo contra os filhos de Israel. Percebe-se que havia também na cidade de Éfeso, assim como em muitas outras, um sentimento de ódio contra o povo judeu, porque eles eram vistos como intrusos por onde moravam. TODOS UNANIMENTE. Mesmo sem saber por que estavam naquele lugar, porque a maioria não tinha conhecimento do que se tratava, conforme ficamos sabendo em Atos 19:32 - Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado. Imagine o som estarrecedor que a gritaria daquela multidão fazia no teatro. LEVANTARAM A VOZ. A multidão estava como que enlouquecida, ou como se diria um ditado popular, todos estavam como que embriagados sem entender absolutamente nada do que estava acontecendo. Uma curiosidade é que, ao perceberem que Alexandre era judeu, eles começaram a gritar, e por que reagiram desta forma? Tudo indica que os judeus vinham a muito mais tempo que Paulo e seus amigos de viagem, pregando contra a idolatria a Diana, porque eles eram monoteístas, contra a idolatria.. CLAMANDO POR ESPAÇO DE QUASE DUAS HORAS. A participação de Alexandre naquela assembleia, em vez de melhorar a situação dos judeus, pelo que estava acontecendo, o indicativo era que havia piorado, e a multidão poderia até partir para cima dos judeus. Mas este clamor demorado da multidão também deve ter causado preocupação em Gaio e em Aristarco, porque na verdade a causa disso tudo era Paulo. GRANDE É A DIANA. No começo deste movimento, aconteceu o mesmo. Atos 19:27-28 - E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram. E, ouvindo-o, encheram-se de ira, e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios. DOS EFÉSIOS. Como o teatro público ficava na parte mais alta da cidade, este clamor unanime e estarrecedor da multidão deve ter chegado a todos os recantos daquela cidade. Parece que havia em Éfeso um coral que se repetia a mesma frase, exaltando aquela falsa divindade. Diana era venerada em outras partes do mundo como sendo a Artemis dos gregos e romanos, porem, era em Éfeso que ficava o seu templo principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...