quinta-feira, 1 de julho de 2021

Atos 19:33

Atos 19:33 - Então tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para diante; e Alexandre, acenando com a mão, queria dar razão disto ao povo.
ENTÃO TIRARAM ALEXANDRE. Fica difícil dentro do Novo Testamento, falarmos a respeito deste Alexandre, apesar de existirem outras personagens com este nome em outras partes da palavra de Deus. Provavelmente, os demais Alexandres citados pelos escritores do Novo Testamento podem representar outras pessoas e não este que é citado neste texto pelo escritor Lucas. O que se pode dizer era que ele pertencia à nação judaica, provavelmente alguém que representava o tradicional judaísmo. DENTRE A MULTIDÃO. Ainda que indiretamente, o autor deste livro nos deixa transparecer que os judeus não eram bem quistos pelos moradores de Éfeso, ao ponto de despertar a ira da sociedade contra eles. Como os judeus perceberam que a multidão em sua grande parte não sabia o porquê de tal confusão, eles pensaram rápido que a população se virasse contra eles, então, escolheram um representante. IMPELINDO-O OS JUDEUS. Talvez este Alexandre, que era da nação judaica, também fizesse parte da confederação, associação, cooperativa ou sindicato, do qual era presidente Demétrio, por isso que os judeus escolheram Alexandre para falar em nome dos deles. O que Lucas nos faz saber é que os representantes do judaísmo impeliram a Alexandre para que fosse a frente da população a fim de defendê-los. PARA DIANTE. Geralmente, naquela época, quando acontecia este tipo de tumulto, as autoridades romanas escolhiam dentre a própria multidão, representantes, com o objetivo de acalmarem os mais exaltados. Há quem diga que este Alexandre poderia ser o principal da sinagoga judaica em Éfeso, por meio do qual a comunidade judaica esta bem representada neste momento. Não foi a toa que os judeus nomearam a ele. E ALEXANDRE, ACENANDO COM A MÃO. Tudo indica que a assembleia dos representantes da sociedade já estivesse formada, o que Alexandre foi o primeiro a querer se pronunciar para a multidão, até porque, tudo indicava que a questão era contra a idolatria, e os judeus já vinham a mais tempo pregando contra Diana do que Paulo e seus amigos de missão. O cristianismo estava há menos tempo na cidade. QUERIA DAR RAZÃO DISTO. O que Lucas escreve nos versículos seguintes, nos faz ver que Alexandre não teve a oportunidade de falar para a multidão, o que foi menos ruim para os representantes do cristianismo. Podemos conjecturar que se os judeus tivessem oportunidade de se pronunciar naquela oportunidade, certamente iriam colocar toda a culpa dos cristãos, que pela pregação de evangelho estavam criando todo aquele tumulto na cidade. Se Alexandre falasse os cristãos seriam perseguidos. AO POVO. Como sempre acontecia em todas as cidades aonde Paulo chegava para pregar o evangelho das boas novas de Cristo e da graça de Deus, encontrava como oposição principal os seus compatriotas judeus. De forma que, nesta ocasião, os representantes do judaísmo, não perderiam a oportunidade de colocar a sociedade contra Paulo e os seus amigos de ministério. Como Deus prometeu a Paulo que o livraria dos seus opositores, o Senhor não permitiu que Alexandre falasse ao povo.

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