sábado, 3 de julho de 2021

Atos 20:16

Atos 20:16 - Porque já Paulo tinha determinado passar ao largo de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes.
PORQUE JÁ PAULO. Podemos observar que havia por parte de Paulo um firme propósito de chegar na capital de Israel, portanto, em Jerusalém por ocasião da festa de Pentecostes. Não há dúvida que Deus já lhe havia revelado que esta seria a sua última vez que estaria pregando o evangelho para o seu povo, assim sendo, havia no coração do apóstolo um ardente desejo de ganhar vidas para Cristo entre os seus compatriotas. Paulo era judeu e sabia da importância do seu povo para a igreja. TINHA DETERMINADO. Neste caso, o escritor pode se referir a um voto da parte de Paulo para se fazer presente no dia de Pentecostes na cidade de Jerusalém, mas também pode ser que Lucas esteja se referindo a liderança que se destacava da parte de Paulo sobre toda a sua equipe, que o acompanhava. Por outro lado, podemos pensar ainda que o apóstolo havia fretado aquele navio para que transportasse sua equipe até Israel, cumprindo uma tabela ou escala pré-ordenada e determinada. PASSAR AO LARGO DE ÉFESO. O tempo já não lhe permitia que o apóstolo Paulo fizesse escala mais demorada em nenhuma cidade onde havia comunidades cristã, e o missionário desejava mesmo era chegar o mais rápido que possível em seu país. Na cidade de Éfeso havia uma das principais igrejas da Ásia Menor, e que Paulo se lá estivesse, certamente as lideranças locais, bem como a própria igreja de Cristo faria o possível para que o apóstolo ficasse mais tempo ensinando a palavra de Deus. PARA NÃO GASTAR TEMPO NA ÁSIA. Aproximadamente durante três anos, o apóstolo dos gentios passou pregando o evangelho da incircuncisão naquela região. Observamos que se Paulo chegasse até a cidade de Éfeso, ele poderia ser constrangido a visitar também as demais igrejas que se encontravam em toda a Ásia menor. Esta região foi muito receptiva a mensagem do evangelho libertador de Jesus Cristo. APRESSAVA-SE, POIS, PARA ESTAR. É difícil fazer qualquer conjectura a respeito da presa que Paulo tinha em chegar a Jerusalém para participar da festa de Pentecostes. Há quem diga que o apóstolo queria chegar em um tempo favorável para suprir as necessidades da igreja da Judéia com os alimentos que ele havia arrecadado das igrejas gentílicas. Já outros falam no seu desejo mesmo de evangelizar os judeus. SE LHE FOSSE POSSÍVEL EM JERUSALÉM. De maneira coerente, o escritor fala de maneira consciente de que algum imprevisto poderia acontecer, antes que a comitiva de Paulo cumprisse esse propósito de chegar em Jerusalém antes do dia de Pentecostes. Jerusalém era para os judeus uma cidade sagrada, e por conta disto é que durante as principais festividades dos hebreus, todos vinham a cidade de Jerusalém. NO DIA DE PENTECOSTES. Esta era uma das cinco principais festividades comemoradas todos os anos pelos filhos de Israel, e para os judeus era a festa de comemoração pela colheita das primícias. Já para os cristãos, o Pentecostes tem um significado muito especial, porque fala da descida do Espírito Santo sobre a igreja de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...